A psicóloga Kátia Lerner Macagnan, do TRT-SC, proferiu uma palestra na quarta (31) a orientadores, supervisores e professores da rede pública de ensino da Capital. O assunto abordado foi a depressão e as maneiras de preveni-la.
De acordo com a especialista, a saúde mental não é apenas uma questão de escolha e, dependendo do nível de adoecimento, o indivíduo só conseguirá agir com apoio profissional. Segundo Kátia, o cenário atual de constantes mudanças exige um incessante esforço de adaptação, o que pode contribuir para o desenvolvimento da depressão em determinados casos.
“Algumas pessoas encaram as cobranças como desafio, sentindo-se motivadas. Outras, no entanto, precisam de mais tempo para ressignificar as experiências”, explicou.
Entre as possíveis estratégias para enfrentar as situações de sofrimento, Kátia citou os apoios profissional, social e familiar, além de procurar encontrar um sentido no trabalho realizado diariamente – no caso dos professores, pode surgir na formação de cada criança.
Parceria
A palestra foi fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e o Programa Trabalho Seguro (PTS) no início de maio. Dados da própria Secretaria revelam que, a cada mês, 25% dos professores da rede pública municipal ingressam com algum atestado, sendo metade por transtornos mentais relacionados ao trabalho – justamente o tema do PTS no biênio 2016/17.
Texto e foto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br