Órgãos públicos devem investir mais recursos no combate à depressão, alertam especialistas durante audiência pública

Evento foi promovido pela Assembleia Legislativa de SC e contou com participação da coordenadora de saúde do TRT-SC representando o Programa Trabalho Seguro

20/06/2017 18h25
Debate sobre saúde mental na Alesc
Doença considerada transtorno mental retira do mercado milhares de profissionais todos os anos


Santa Catarina é o segundo estado brasileiro que mais concentra adultos deprimidos. A informação é de especialistas da saúde que participaram na segunda (19) de audiência pública promovida na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) para debater o aumento dos casos de depressão no estado e suas consequências na sociedade. A coordenadora da área de saúde do TRT-SC, médica Dolores Santos, participou como representante do Tribunal e do Programa Trabalho Seguro.

Médica do TRT-SC, Dolores Santos

O debate foi promovido pela Comissão de Saúde da casa legislativa e abriu espaço para técnicos e entidades que dão apoio a pessoas com depressão ou que atuam em atendimentos de emergência, ligados à segurança pública. A conclusão é que é necessário direcionar mais recursos financeiros para combater o problema,

“A depressão é comum em todo o mundo e atinge pessoas de todas as idades e estilos de vida.

Cerca  de 5,8% da população brasileira sofrem da doença, que pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão sobre o assunto pode ajudar a reduzir o estigma em relação a ela, levando mais pessoas a procurarem ajuda”, alertou a médica do trabalho Dolores Santos (foto).

Dados

A depressão retira do mercado milhares de profissionais todos os anos. Dados da Previdência Social revelam que no ano passado mais de 75 mil trabalhadores foram afastados pela doença, que representou 37,8% de todas as licenças por transtornos mentais e comportamentais daquele ano, o que inclui também o estresse, ansiedade, bipolaridade, esquizofrenia e transtornos mentais pelo consumo de álcool e cocaína. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.

Veja a matéria publicada no portal da Alesc:

 

 

 


Texto: Camila Velloso / Fotos: Agência AL
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: