A Justiça do Trabalho de Santa Catarina realizou na terça-feira (13) as primeiras audiências do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 2º Grau (Cejusc), ou Centro de Conciliação de 2º Grau, inaugurado em 7 de dezembro. Conduzidas por Ricardo Nunes, juiz auxiliar da Presidência, as sete audiências realizadas resultaram em quatro acordos homologados, num total de R$ 729,4 mil.
A pauta incluiu grandes litigantes como Banco Safra, Itaú, Banco do Brasil e Citibank, que fechou o maior acordo: R$ 600 mil, em processo da 2ª VT de Florianópolis que estava prestes a ser incluído em pauta. Também conciliaram o Itaú, em processo que chegou semana passada ao Tribunal, o Banco do Brasil, em um recurso que já estava no Tribunal Superior do Trabalho, e a Altenburg Indústria Têxtil, de Blumenau, em demanda que também estava seguindo o caminho da terceira instância.
O magistrado Ricardo Nunes aprovou a iniciativa. “Agora, com instalações adequadas, as partes vêm com perspectivas ainda melhores, o que contribui e facilita a conciliação. De uma maneira informal, a conversa para um entendimento já começa na antessala”, diz o juiz.
O objetivo do novo Centro, segundo ele, é ampliar os acordos no segundo grau de jurisdição, principalmente nos recursos envolvendo os grandes litigantes. A partir do ano que vem, as negociações vão começar a ser feitas por WhatsApp, facilitando a participação de quem está no interior.
Conciliação
Para incluir um processo na pauta do Cejusc, os interessados podem entrar em contato através do portal do TRT-SC (menu Serviços>Programa Conciliar), pelo e-mail secaj@trt12.jus.br ou ligando para (48) 3216-4398.
Texto: Luana Cadorin/ Foto: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br