2ª VT de Chapecó é condecorada durante Prêmio TRT Destaque

Unidade obteve o melhor índice regional - e o terceiro nacional - em solução de mérito de seus processos; solenidade aconteceu no TST

07/08/2025 17h51, atualizada em 07/08/2025 18h54
Notícia com 42 visualizações
Divulgação TST

A 2ª Vara do Trabalho de Chapecó foi a representante de Santa Catarina condecorada nesta quinta-feira (7/8) com o Prêmio TRT Destaque, em solenidade realizada no Tribunal Superior do Trabalho, durante o 4º Fórum Nacional das Corregedorias Regionais da JT. A unidade recebeu o prêmio na categoria “Vara Destaque Regional em Solução de Mérito” por ter obtido, no primeiro semestre de 2025, o maior índice percentual de soluções deste tipo na 12ª Região (SC), considerando o total de processos solucionados.
 

Solução de mérito


A solução de mérito ocorre na maioria dos casos e indica que o juiz ou juíza analisou e decidiu, efetivamente, sobre os pedidos feitos pelo autor da ação trabalhista, o que exige mais tempo de análise. Já a solução “sem análise do mérito” ocorre quando o processo é resolvido sem um aprofundamento sobre os pedidos, como nos casos de incompetência da Justiça do Trabalho ou quando o autor não comparece à audiência inicial, só para ficar em dois exemplos.

O índice da 2ª VT de Chapecó ficou em 100,49%, o maior de Santa Catarina e o terceiro do país, ficando atrás apenas da 13ª VT de Manaus (101%) e 1ª VT de Fernandópolis (100,96%). O número acima de 100% deve-se a uma bonificação de 2%, prevista pelo regulamento do prêmio, pelo fato de o magistrado ou magistrada dessas unidades ser pessoa com deficiência.

O prêmio, um certificado, foi recebido pela juíza titular da unidade, Deisi Senna Oliveira, que possui deficiência auditiva. Ela julgou os processos praticamente sozinha, já que o cargo de juiz substituto da unidade está vago.
 

‘Pautões’ às sextas


Um dos procedimentos adotados pela juíza que, segundo ela, pode ter contribuído para o resultado foi a realização de “pautões” de audiências iniciais às sextas-feiras, ajudando o trabalho da unidade e o fluxo dos processos.

De acordo com ela, a condecoração traz um sentimento de dever cumprido. “Devo tudo a minha equipe, a todos os servidores e estagiários e a todos os juízes que por lá passaram para auxiliar ou responder”, agradece Deisi Oliveira.

Ela também faz um agradecimento especial ao juiz Valter Túlio Amado Ribeiro, da 2ª VT de Florianópolis. “Por inúmeras vezes, ele me auxiliou de forma voluntária, sem remuneração extra.” E finalizou com elogio aos advogados da jurisdição, “por sempre entenderem que tudo é para facilitar o trabalho de acesso à justiça”. 
 

Foto aberta mostra um auditório amplo, com uma mesa de autoridades e uma mulher em um púlpito à direita, além de cerca de 100 pessoas sentadas
Premiação aconteceu durante a quarta edição do Fórum Nacional das Corregedorias Regionais. Foto: Secom/TST




Texto: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br - (48) 3216.4000
 

Leia Também: