Evento terá palestras e painéis conduzidos por professores, magistrados e procurador do trabalho
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) vai realizar nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) o seu 1º Módulo Telepresencial, com o tema Direito, Inovação e Responsabilidade Social. O evento será transmitido no canal do YouTube da Ejud12, com acesso disponível para advogados e o público externo em geral.
A programação terá início às 14 horas desta quinta (27), com a palestra “O trabalho antes e durante a Pandemia da Covid-19 e suas perspectivas no Brasil”, ministrada pelo professor doutor Marcio Pochmann. Na sequência, haverá o painel “Regulamentação do Trabalho por Plataforma Digital: uma necessidade?”, sob a condução do juiz do trabalho Fausto Siqueira Gaia e do procurador do trabalho Rodrigo de Lacerda Carelli.
No dia seguinte, as atividades iniciam pela manhã. Às 9 horas, o professor mestre Gustavo Xavier de Camargo ministrará a palestra “Inteligência Artificial e Robotização de Juízes”. Encerrando, a desembargadora Vólia Bomfim Cassar abordará o tema “A conversão da MP n. 936 na Lei n. 14.020/2020: alterações e impactos no Direito do Trabalho”.
Servidores e magistrados do TRT-SC e de outros regionais trabalhistas que participarem do evento terão direito a certificados com carga horária de 6 horas e 30 minutos. Confira na página da Ejud12 a programação completa do 1º Módulo Telepresencial e a maneira de obter o certificado de participação, de acordo com cada caso.
O conjunto de atividades do 1º Módulo da Escola Judicial do TRT-SC está alinhado às diretrizes previstas na Resolução n. 25/2020 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
Expansão do conhecimento
A vice-diretora da Ejud12, juíza Desirré Dorneles de Ávila Bollmann, destaca a relevância do tema Direito, Inovação e Responsabilidade Social. “Apesar do eixo temático de atividades deste ano ter sido escolhido pela direção da Escola antes da pandemia, ele se tornou ainda mais relevante no atual momento, em que diariamente recorremos a tecnologias para a realização das atividades a distância”, explica.
A magistrada acrescenta que a necessidade de mudança na forma tradicional de ministrar o aperfeiçoamento aos magistrados inicialmente pegou a todos de surpresa, mas que depois, ao longo de debates, foram surgindo alternativas positivas, possibilitando uma expansão na maneira pela qual o conhecimento é difundido.
“Como resultado da descoberta de novas formas de transmissão, os módulos da Ejud12, anteriormente mais restritos, agora podem alcançar um grande número de pessoas”, ressalta a juíza, concluindo que, além facilitar o aperfeiçoamento, as tecnologias têm tido para os magistrados um papel de integração, diminuindo os impactos do isolamento social.
Texto: Carlos Nogueira / Arte: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br