ASSISTENTES DE AUDIÊNCIAS COMPARTILHAM BOAS PRÁTICAS EM GRUPO DE WHATSAPP

Projeto estratégico estimula uso da comunicação instantânea para ampliar interação entre servidores que executam o mesmo trabalho

05/09/2021 16h18, atualizada em 05/09/2021 16h27

trt mob

 

Estudos recentes vêm mostrando, cada vez mais, que o papel da área de Comunicação dentro de uma organização é criar espaços para as pessoas interagirem. Com quatro meses de plena atividade, o grupo de WhatsApp dos assistentes de audiência comprova na prática o que diz a teoria.

O grupo foi o primeiro criado pela Secom dentro do projeto estratégico TRT Mob. A iniciativa  busca ampliar a interação entre servidores que executam o mesmo trabalho, utilizando para isso os aplicativos de mensagens instantâneas. Atualmente, conta com 81 participantes, uma quantidade incontável de mensagens trocadas e muitos problemas resolvidos.

Para Daniele Schnoor, da VT de Caçador, além de aproximar os colegas, o grupo vem cumprindo seu papel de facilitar a troca de experiências de forma rápida e eficiente. “Está sendo muito útil, principalmente nesses tempos em que a função passa por profundas mudanças e nos é exigida mais versatilidade para cumprir nossas tarefas”, avalia. 

Sergio Baumann, da 1ª VT de Blumenau, diz que várias soluções e ideias se originaram das experiências e boas práticas que os colegas estavam adotando. “Essa troca colaborou muito para o enfrentamento dos desafios impostos nesse período em que fomos bastante exigidos na nossa função. Serviu inclusive para amenizar a ansiedade e os receios que surgiam”, analisa o servidor. 

O grupo também conta com integrantes que não são assistentes, como a diretora da 3ª VT de Lages, Adriana Correa. Como auxilia nas audiências, ela faz questão de participar das conversas para saber das dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas. Tanto Adriana quanto Thaísa Freitas, assistente da 3ª VT de Blumenau, elogiam a utilidade do grupo, mas acreditam que um banco de boas práticas, a exemplo do que existe no PJe, poderia ajudar a organizar e sistematizar as informações compartilhadas. 

A diretora da Secom, Daniele Oliveira, diz que os assistentes de audiência foram escolhidos para estrear o projeto em razão do momento. “Sabíamos que as audiências por vídeo seriam um desafio a ser enfrentado, mais cedo ou mais tarde, e foi o que aconteceu”, conta a diretora. 

Consolidação

Não é apenas o grupo dos assistentes que esbanja atividade no WhatsApp, comprovando que essa nova forma de comunicação, mais intensa e imediata, chegou para ficar no TRT-SC. Desde 2018 existe o dos diretores de vara, criado pela Corregedoria e também bastante ativo. 

A Unidade de Suporte Operacional (USO) do PJe não tem um grupo, mas uma lista de transmissão em que envia aos cadastrados dicas e orientações práticas sobre o sistema. É o mesmo caso da Secom, que possui uma lista com cerca de 100 pessoas para recebimento de notícias em primeira mão. No caso das listas, não há interação entre usuários, apenas deles com o administrador. 

Entre os magistrados funcionam, por exemplo, os grupos dos programas institucionais Combate ao Trabalho Infantil e Trabalho Seguro e dos desembargadores. 

 

Sugestão de novo grupo?

Se você tem alguma sugestão de grupo, entre em contato com a Secom. Nós mesmos disparamos os e-mails e verificamos a viabilidade de criação. Havendo interesse do público-alvo, montamos o grupo e o administramos.
 

 

Texto: Clayton Wosgrau  / Arte: Banco de imagens
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

 

Image removed.