A multinacional Tupy S/A é a mais nova parceira do Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina. O termo de adesão foi assinado na sexta (9) pelo juiz auxiliar do Programa na circunscrição de Joinville, Rogério Dias Barbosa, o coordenador jurídico da empresa, Osmar Zimmermann, e o diretor de Recursos Humanos, Fernando Silvério. Essa é a 113ª parceria firmada pelo PTS no estado.
Líder mundial no mercado de bloco e cabeçotes de ferro para motores e nacional em conexões de ferro maleável, a Tupy é uma metalúrgica catarinense presente em mais de 40 países. Fundada em Joinville em 1938 por imigrantes alemães, possui atualmente cerca de 12,5 mil funcionários, alocados em quatro fábricas: duas no Brasil (Joinville e Mauá/SP) e duas no México. Na sede catarinense, trabalham cerca de 7,8 mil trabalhadores.
Ao aderir ao Programa, a empresa se compromete a disseminar boas práticas e a realizar ações de capacitação sobre saúde e segurança do trabalho, permitindo que as informações cheguem a uma maior número de trabalhadores e contribuindo para a criação de uma cultura de prevenção de acidentes no ambiente laboral.
Dados
Santa Catarina é o quarto estado brasileiro com mais registros de acidentes e doenças do trabalho, com 38 mil ocorrências por ano. A atividade de fundição de ferro e aço, típica das metalúrgicas, está entre as que mais causam acidentes e doenças do trabalho, juntamente com o atendimento hospitalar e o abate de aves e suínos.
Texto: Camila Velloso / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br