Os candidatos que se declararam pretos ou pardos na inscrição para o concurso do TRT-SC, realizado em agosto deste ano, foram entrevistados nas últimas quinta e sexta (15 e 16) por uma comissão instituída pelo Tribunal para avaliar se eles preenchem os requisitos para concorrer às vagas destinadas a negros. O procedimento estava previsto no edital.
Mais de 200 candidatos de todo o país realizaram presencialmente a entrevista. A comissão para verificação foi composta por oito membros, cinco titulares e três suplentes, entre eles servidores do Tribunal oriundos de diversas regiões do Brasil e dois representantes do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina (Cepa – SC).
As entrevistas foram feitas individualmente e filmadas. O presidente da comissão, servidor Jacson Pereira, ressalta que houve uma grande preocupação em recepcionar os candidatos e em não causar-lhes constrangimentos.
“O intuito do procedimento foi exclusivamente garantir que as vagas reservadas sejam realmente preenchidas por pessoas negras”, afirma o servidor. “As várias origens dos membros da comissão, naturais das regiões nordeste, sudeste e sul buscou representar um pouco a diversidade existente no país”, complementou.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br