Complexo de usinas Jorge Lacerda adere ao Programa Trabalho Seguro

Administrado pela Diamante Geração de Energia, complexo formado por quatro termelétricas conta com mil pessoas trabalhando diariamente, em média

10/11/2022 14h42, atualizada em 10/11/2022 17h11
Divulgação: Diamante Geração de Energia

A Diamante Geração de Energia, empresa que administra o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, é a 135ª parceira do Programa Trabalho Seguro (PTS), mantido pela Justiça do Trabalho e que busca prevenir acidentes e doenças do trabalho. 

O termo de adesão foi assinado na terça-feira (8/11) pelo juiz do Trabalho Ricardo Jahn, um dos gestores regionais do Programa em SC, e pelos diretores técnico e operacional, Jefferson Silva de Oliveira, e administrativo e financeiro, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice. 

De acordo com o documento, o TRT-12 e a empresa se comprometem, entre outras iniciativas, a fomentar ações educativas e pedagógicas para sensibilizar a sociedade civil sobre a necessidade de combate aos riscos ao trabalho, além de promover estudos e pesquisas sobre o assunto.

Cerca de mil pessoas trabalham diariamente, em média, nas usinas do Complexo, entre empregados diretos e terceirizados fixos ou eventuais. Em época de revisão de unidades, esse número chega a dobrar. "A parceria com a Diamante faz todo o sentido porque estamos falando de um ambiente laboral que contém uma multiplicidade de riscos, como trabalho em locais confinados, em altura, contato com eletricidade e explosões”, explica Ricardo Jahn.

De acordo com o técnico de Segurança do Trabalho, Elton José Luiz, a adesão ao Programa Trabalho Seguro é motivo de satisfação e orgulho para a Diamante e um sinal de que a empresa está no caminho certo. "Estamos ansiosos em poder abrir nossas portas para contribuir com boas práticas, bem como gerar novas conexões de valor com outras empresas e aprender ainda mais a construir ambientes seguros", afirma o profissional.

O termo de adesão, agora, será enviado para assinatura do presidente do TRT-12, desembargador do Trabalho José Ernesto Manzi, e pelo também gestor regional do Programa, desembargador do Trabalho Roberto Guglielmetto.

Em 2021, foram registrados  em Santa Catarina 38,6 mil acidentes e doenças do trabalho, com 166 mortes - no Brasil, foram 571,8 mil notificações e 2,5 mil óbitos.  

 

Texto: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: