Iniciativa está inscrita para concorrer ao principal prêmio da Justiça brasileira
O advogado Marcelo Gasparino, consultor do Prêmio Innovare, compareceu ao Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) nesta quinta-feira (7/6) para conhecer o Programa de Aprendizagem da instituição. A iniciativa, uma das concorrentes ao Prêmio, proporciona formação técnico-profissional metódica para o ingresso de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.
O papel do consultor não é avaliar a iniciativa inscrita, e sim verificar seu funcionamento e a forma como ela é operacionalizada. Depois da visita, ele deve fazer um relatório e enviar para a organização do prêmio, mas sem emitir juízo de valor.
Gasparino foi recepcionado pela idealizadora do programa, desembargadora Maria de Lourdes Leiria, que o implantou durante a sua gestão na Presidência, em dezembro de 2021. De acordo com a magistrada, a iniciativa é fruto de uma longa caminhada iniciada quando ela era gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo Aprendizagem (PCTIEA) da Justiça do Trabalho.
“Por mais que atuássemos com força na questão da conscientização, promovendo palestras, eventos e produzindo muito conteúdo didático, sempre achei que poderíamos avançar na questão prática e servir de exemplo a outras instituições, tanto públicas quanto privadas”, relatou Lourdes Leiria.
“Potencial de exportação”
Na sequência, a servidora Cláudia Espinola, chefe da Divisão de Formação Técnico-Administrativa e Gerencial (Diftag), apresentou para o consultor alguns dados sobre o Programa. Os dez aprendizes que atuam no TRT-12 estão distribuídos em quatro áreas: Tecnologia da Informação, Secretaria Administrativa, Coordenadoria de Saúde e Coordenadoria de Polícia Judicial. Para 2022, existe ainda a previsão de ampliar o programa, alocando um aprendiz em todas as 60 varas do trabalho do estado.
Além de terem anotação na carteira de trabalho, eles estão matriculados no ensino regular e em curso de aprendizagem de rotinas administrativas fornecido pela Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração). Foi a rede quem selecionou os participantes, dando prioridade a jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social, conforme solicitado pelo tribunal.
Também participaram da apresentação o juiz gestor Estratégico de Metas do tribunal, Roberto Masami Nakajo, e uma das gestoras auxiliares do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-12, juíza Zelaide de Souza Philippi, que falou sobre o papel da aprendizagem como uma forma de erradicar o trabalho infantil.
Consultor do Innovare há 19 anos, Marcelo Gasparino ressaltou o aspecto de responsabilidade social do Programa de Aprendizagem, afirmando que ele tem “potencial de ser exportado” para outros órgãos do Poder Judiciário.
Experiência positiva
Quatro servidores que atuam como supervisores dos aprendizes deram seus relatos. Em comum, todos destacaram aspectos positivos da experiência, como a postura responsável e solícita dos aprendizes, sempre dispostos a aprenderem e contribuir.
De acordo com Hélio Camargo Filho, um dos supervisores, o progresso da aprendiz que atua na Coordenadoria de Saúde é notável. “Cada dia a Sara se torna mais segura para atender um telefone, para orientar as pessoas que chegam, tudo com muita proatividade”, afirmou. Após a apresentação, o consultor visitou três unidades onde atuam alguns dos aprendizes para conversar diretamente com eles.
Prêmio Innovare
O Programa de Aprendizagem está inscrito na 19ª edição do Prêmio Innovare, que busca identificar e disseminar práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Participam da comissão julgadora ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário. Desde 2004, já passaram pela comissão julgadora do Innovare mais de sete mil práticas, vindas de todos os estados do país.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br