Contratação de aprendizes aumenta 30% em Joaçaba um ano após "Feirão"

Resultados da primeira edição foram apresentados na Câmara de Vereadores pela juíza do trabalho Lisiane Vieira; novo evento será realizado em 26 de agosto

07/08/2026 13h54, atualizada em 07/08/2026 17h42
Divulgação Câmara de Vereadores de Blumenau

A gestora auxiliar do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (Petiea) para Joaçaba e Região, juíza do trabalho Lisiane Vieira, apresentou aos vereadores do município os resultados do 1º Feirão de Vagas para Jovens Aprendizes e Pessoas com Deficiência, realizado em outubro de 2025. A exposição aconteceu na quarta-feira, na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Joaçaba.

Os números mostram um avanço na inclusão desses dois públicos no mercado de trabalho local. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre setembro de 2025, mês anterior ao primeiro Feirão, e julho de 2026, o número de jovens aprendizes contratados em Joaçaba passou de 254 para 331 — um aumento de 30% nos postos de trabalho. No mesmo período, o número de pessoas com deficiência empregadas cresceu de 367 para 389, com a abertura de 22 novas oportunidades.

"No caso dos aprendizes, o crescimento representa não apenas o ingresso de mais jovens no mercado de trabalho, mas também a ampliação do acesso ao trabalho protegido, que alia experiência profissional, qualificação e permanência na escola", afirmou a magistrada.

De acordo com ela, apesar dos avanços, Joaçaba ainda tem espaço para ampliar a aprendizagem profissional. "Atualmente, 65 vagas precisam ser preenchidas para que o município alcance a cota mínima de contratação de aprendizes e 50 para completar a cota de pessoas com deficiência previstas em lei", explica.


Segunda edição será em 26 de agosto


A segunda edição do Feirão será no dia 26 de agosto e contará com a participação de 25 empresas. Há cerca de 15 dias, foi realizado um evento preparatório detalhando como irá funcionar a dinâmica do Feirão.


Bernardo Vieira Alves (estagiário)
Supervisão: Clayton Wosgrau
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br

Notícia com 16 visualizações

Leia Também: