O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) está na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, no Riocentro. No evento, que começou na última sexta-feira (15/06) e se encerra no próximo dia 22/06, servidores do CSJT prestam informações sobre as ações da Justiça do Trabalho brasileira, alinhadas aos objetivos da Rio+20, tais como o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) e o Programa Trabalho Seguro. O espaço foi montado pelo CSJT, em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Na última segunda-feira (18/06), durante o lançamento do PJe-JT no Rio de Janeiro, o presidente do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, visitou o estande, acompanhado de desembargadores e juízes de Tribunais Regionais do Trabalho de diversas regiões.
O ministro assistiu a vídeos institucionais produzidos pelo CSJT e TST e conversou com servidores que estão apresentando o estande ao público da Rio+20. Ele destacou que não há mais saída para o planeta senão a busca da sustentabilidade, o que implica a mudança de comportamento e a busca por inovações.
O CSJT na Rio +20 apresenta quatro programas principais. O PJe-JT, o Programa Trabalho Seguro (conjunto de práticas e políticas públicas destinadas à prevenção e redução dos alarmantes índices de acidentes de trabalho) e o Guia de Inclusão de Critérios de Sustentabilidade nas Contrações da Justiça do Trabalho, iniciativa inédita na Justiça brasileira. A quarta iniciativa é programa "Sustentabilidade Solidária", ações dos órgãos da Justiça do Trabalho (TST, CSJT e os 24 Tribunais Regionais) na área de responsabilidade socioambiental, que englobam desde medidas para economia de energia a ações de cunho social.
Fonte: Portal do CSJT