Desembargador fala sobre prevenção de acidentes a trabalhadores da obra do novo aeroporto de Florianópolis

16/05/2019 18h05, atualizada em 19/12/2019 15h55
Desembargador Roberto Guglielmetto fala a trabalhadores do novo aeroporto de Florianópolis
Conversa aconteceu no próprio canteiro de obras

 

Antes de iniciar as atividades na manhã de quarta (15), cerca de 1,3 mil trabalhadores das obras do novo aeroporto de Florianópolis ouviram o gestor regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina, desembargador Roberto Guglielmetto, falar sobre prevenção de acidentes. A conversa aconteceu no próprio canteiro de obras, com a participação de operários, engenheiros, técnicos em segurança do trabalho e funcionários administrativos do consórcio.

O desembargador apresentou aos trabalhadores dados do Ministério Público do Trabalho que revelam que no Brasil ocorre um acidente de trabalho a cada 49 segundos. Segundo ele, existem dois caminhos para se evitar tais ocorrências. Um deles é que o trabalhador evite se expor a riscos sem o devido cuidado, como, por exemplo, deixar de usar os equipamentos de proteção individual (EPI). O outro é criando um ambiente de trabalho seguro.

“Muitos acidentes que acontecem no local de trabalho são apenas a consequência, pois o acidente já se iniciou antes, por conta de maus hábitos que às vezes os trabalhadores mantêm”, alertou o magistrado. Para ele, o estágio ideal de consciência em relação aos riscos é aquele em que, além de cuidar da sua segurança, o trabalhador também se preocupa com a do colega ao lado. “Assim vamos plantando sementes”, afirmou.

Esta foi a segunda visita à obra que o desembargador realizou neste ano. Na primeira, em março, conheceu as instalações. 

 

Guglielmetto, ao centro,  e equipe do Floripa Airport
Guglielmetto (c) e equipe do Floripa Airport


Com conclusão prevista para outubro de 2019, o novo aeroporto de Florianópolis será estruturado para receber oito milhões de pessoas por ano - quatro vezes mais que a capacidade do atual.

 

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Carlos Nogueira e Clayton Wosgrau 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br

 

Leia Também: