Desembargadora Mari Eleda preside painel em evento que reuniu coordenadores de Centros de Conciliação

21/08/2018 19h15
Desembargadora Mari Eleda preside encontro
Juiz Guilherme Feliciano, desembargadora Mari Eleda e juiz Mauro Braga discutiram os requisitos que um coordenador de Cejusc deve ter para assumir o cargo


 

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, coordenou nesta terça (21) um dos painéis do evento que reuniu no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em Brasília, os coordenadores de núcleos e centros de conciliação (Cejusc) de todos os tribunais regionais do trabalho. O juiz auxiliar da Presidência do TRT-SC, Marcel Higuchi, também participou do encontro, na condição de coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec). O evento ocorreu na segunda (20) e na terça (21).

O painel coordenado pela desembargadora tratou da designação de magistrados para coordenação e supervisão dos Centros de Conciliação (Cejusc) e contou com a participação de dois debatedores: o juiz do TRT11 (Amazonas e Roraima) Mauro Augusto Braga e do presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juiz Guilherme Feliciano.

“Para essa designação, o requisito mais importante, e que inclusive foi um dos pontos de consenso, é a capacitação dos magistrados especificamente para a conciliação nos moldes preconizados pelo Conselho”, avaliou a presidente.

O evento contou com abertura do ministro Brito Pereira, presidente do TST e do CSJT, e teve seis painéis com temas que procuram alinhar ações entre os gestores locais e a Vice-Presidência do Conselho. Foram discutidas questões ligadas à estrutura e funcionamento dos centros de conciliação e houve a oportunidade de troca de informações entre os coordenadores de todo o país.

Brito Pereira destacou que a conciliação será uma das “ferramentas” usadas na 8ª Semana da Conciliação e da Efetividade da Execução, que será realizada de 17 a 21 de setembro. “Precisamos juntar a experiência e o entusiasmo de todos para repetirmos os êxitos alcançados nesses mutirões”, conclamou.

O ministro Renato de Paiva Lacerda, vice-presidente do TST e do CSJT e presidente da Comissão Nacional de Promoção da Conciliação, também ressaltou o pioneirismo da Justiça do Trabalho. “Desde a década de 1940 valorizamos a conciliação como tentativa de solução dos conflitos. Os CEJUSCs vieram para resgatar a nossa origem, a fim de nos levar à modernidade”, afirmou.

 

Coordenadores de Cejusc's reunidos
Coordenadores de núcleos e centros de conciliação de todos os TRTs reuniram-se no TST para alinhamento das ações de conciliação

 

 


Texto: Alécio Clemente, com informações do CSJT
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306/4307/4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: