Desembargadora Teresa Cotosky é eleita presidente do TRT-SC

Vice-presidência será ocupada por Mirna Bertoldi, e a corregedoria, por Reinaldo de Moraes; Roberto Basilone será o ouvidor e Quézia Gonzalez, a ouvidora da mulher

10/10/2025 15h28, atualizada em 13/10/2025 18h36
Alessandro Pereira

A desembargadora Teresa Regina Cotosky será a nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) no biênio 2026/27. Ela foi eleita por unanimidade nesta segunda-feira (13/10), durante sessão do Tribunal Pleno. A desembargadora Mirna Uliano Bertoldi, atual ouvidora, assumirá a Vice-Presidência, e o desembargador Reinaldo Branco de Moraes exercerá o cargo de corregedor regional.

Durante a mesma sessão solene, os desembargadores Roberto Basilone Leite e Wanderley Godoy Junior foram eleitos, respectivamente, ouvidor e ouvidor substituto — funções consideradas independentes da gestão administrativa. Basilone indicou a desembargadora Quézia Gonzalez, atual vice-presidente, para ser a ouvidora da mulher, conforme prevê o regimento interno do tribunal. 

A posse dos novos dirigentes, eleitos em chapa única e por unanimidade, será no dia 12 de dezembro, com exercício no cargo a partir de 7 de janeiro de 2026.
 

Novos ouvidores posam com toga, faixa e comenda
Trio de ouvidores, a partir da esquerda: Godoy Junior, Quézia Gonzalez e Roberto Basilone


 

Interlocução


A presidente eleita agradeceu a confiança depositada pelos colegas. "Assumo o compromisso de bem executar os deveres do cargo, sabendo que será uma grande responsabilidade suceder o desembargador Amarildo de Lima e todos os seus antecessores e antecessoras, que foram responsáveis por alçar o tribunal ao atual patamar de excelência que se encontra", disse Teresa Cotosky.

Ela também agradeceu aos futuros colegas de gestão por aceitarem compartilhar os desafios que surgirão, e finalizou pedindo apoio dos demais desembargadores. "Acredito que essa interlocução trará subsídios valiosos e propiciará o aprimoramento da gestão", encerrou a desembargadora.

Na sequência, cada um dos colegas de Pleno também se pronunciou, saudando os eleitos. O atual presidente se colocou à disposição para colaborar durante e após a transição. Já o desembargador Nivaldo Stankiewicz também elogiou o tribunal pelo processo de escolha de seus dirigentes, baseado em "consenso e harmonia".
 

Mulheres no comando


O TRT-SC volta a ser presidido por uma mulher após quatro anos de gestões masculinas. Desde 1981, ano de implantação do tribunal, 22 desembargadores já ocuparam o cargo de presidente, sendo nove mulheres, o que representa 41% do total. A primeira foi Ione Ramos, no biênio 1989/90. Depois dela, vieram Júlia Figueiredo, Lília Abreu, Ligia Gouvêa, Águeda Pereira, Marta Fabre, Gisele Alexandrino, Mari Eleda e Lourdes Leiria.

 

 

Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 

Notícia com 105 visualizações

Leia Também: