Jornada de capacitação acontece de 21 a 23 de junho e pretende discutir impactos das mudanças globais nas equipes de trabalho
Tem sido assim: basta um piscar de olhos e, quando nos damos conta, o que havíamos aprendido há dois anos já mudou, e precisamos nos atualizar. Pensando nessa nova dinâmica de interação com o conhecimento, a Escola Judicial (Ejud-12) realiza na semana que vem, de quarta (21/6) a sexta-feira, a “Jornada de aperfeiçoamento das competências para um mundo em transformação”.
A jornada será o tema central do segundo módulo de formação continuada do ano. O foco é capacitar as lideranças do tribunal em relação aos efeitos causados pelas constantes mudanças globais, principalmente nas equipes de trabalho. Nesse caso, o público-alvo é composto por magistradas e magistrados, diretoras e diretores de primeira instância, gestoras e gestores estratégicos de segunda instância. Serão 15 horas de conteúdos destinados às lideranças, com ênfase na inovação e seu impacto no futuro em transformação.
Servidores e servidoras que não ocupam cargos de gestão, assim como o público em geral, também poderão participar, com uma carga horária menor (8 horas). Eles poderão acompanhar a programação do primeiro (21) e do último dia (23), com transmissão pelo canal da Ejud-12 no YouTube, já que a do segundo dia é exclusiva para os magistrados e diretores - um workshop a ser conduzido pela psicóloga Edwiges Parra, professora da FGV.
A palestra de abertura terá a participação de Jefferson de Oliveira Gomes, diretor de inovação e tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele vai falar sobre os “desafios da ciência e tecnologia em tempos modernos". A de encerramento ficará a cargo de Adriano Canabarro Teixeira, pós-doutor em Educação e secretário de Educação de Passo Fundo (RS), que trará o seguinte questionamento: "O Futuro já chegou: Estamos preparados?".
“A Jornada tem por objetivo aperfeiçoar as competências para o exercício de boas práticas, para que líderes do nosso tribunal gerem impactos positivos para si, aos outros e ao ambiente”, contextualiza o diretor da Ejud-12, desembargador Wanderley Godoy Junior.
Ele acrescenta que o evento foi criado para repensar o efeito da “Era Digital” no contexto de “Humanidades”, seja no aspecto psicológico, emocional, de saúde e maturidade, para lidar com as adversidades de forma propositiva e funcional.
O eixo temático da Ejud-12 deste ano é “Rumo ao futuro: efetividade e inovação na Justiça do Trabalho”. Até o final do ano, estão programados outros dois módulos de formação continuada.
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br