Evento terá como conferencistas dirigentes de tribunais europeus e ministros do Poder Judiciário, além de juristas reconhecidos nacionalmente
A partir desta quarta-feira (26) alguns dos juristas mais renomados do país estarão em Florianópolis para abordar os desafios que cercam o Direito do Trabalho, um dos assuntos mais efervescentes do atual cenário político brasileiro. O grupo participa do 6º Módulo de Formação Continuada da Escola Judicial do TRT-SC (Ejud), que acontece até a sexta-feira no auditório do Cesusc e vai reunir cem magistrados da Justiça do Trabalho catarinense.
Ao todo serão 16 apresentações, incluindo as palestras dos ministros Luís Roberto Barroso (STF) e Douglas Alencar Rodrigues (TST), dos professores Estêvão Mallet (USP) e Fábio Ulhoa Coelho (PUC-SP), além de magistrados de diversos órgãos, como os juízes Guilherme Guimarães Feliciano, do TRT da 15ª Região (Campinas), e Andréa Pachá, do TJ-RJ. Dois dirigentes de tribunais europeus também farão conferências no evento (veja box abaixo).
As palestras terão como eixo temático a relação entre a Constituição da República e o Direito do Trabalho, com ênfase nas normas trabalhistas do próprio texto constitucional. Boa parte das apresentações será dedicada à possível aplicação de dispositivos do Novo Código de Processo Civil, como a vedação às “decisões-surpresas”, novos parâmetros para a fundamentação das sentenças e a possibilidade de a execução trabalhista ser feita diretamente contra os sócios da empresa condenada, em casos de fraude.
“São temas muito atuais e que reafirmam o papel do juiz do trabalho enquanto um agente constitucional”, destaca a diretora da Escola e vice-presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda.
Confira aqui a programação completa do evento
Texto: Fábio Borges / Fotos: Divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br