A última edição do programa Justiça em Movimento, produzido pela assessoria de comunicação do TRT/SC, já está disponível no YouTube. Desta vez a equipe foi a Blumenau, Santa Catarina, considerado o maior polo produtor de cristal artesanal na América Latina, para encontrar um trabalho que ainda resiste ao tempo: a fabricação das peças feitas manualmente pelos mestres-artesãos. Em outros países, essa arte milenar já foi substituída pelas máquinas.
A maioria dos trabalhadores da Cristais Hering, onde as imagens foram gravadas, começou cedo na profissão. A arte de manusear o cristal não é assimilada nas salas de aula, mas dos ensinamentos dos trabalhadores mais antigos e também pelos olhares atentos de quem está começando.
O programa faz uma comparação entre o trabalho artesanal e o industrial, discutindo as consequências da maquinofatura no mundo do trabalho. A revolução industrial, responsável pela introdução da máquina motriz no processo fabril, democratizou o acesso das pessoas aos produtos, mas também trouxe o que a sociologia chama de trabalho alienado. Em Tempos Modernos, Charles Chaplin, faz uma crítica ao trabalho repetitivo e fragmentado, que subtrai do indivíduo a visão do resultado final do produto.
Ao final, a reportagem mostra o que aconteceu com a Cristais Hering, uma das empresas mais antigas do setor cristaleiro blumenauense.
O Justiça em Movimento tem o objetivo de documentar o mundo real, mostrando o que acontece no “chão da fábrica” das mais diversas atividades, abordando sempre questões polêmicas, que envolvam a relação capital e trabalho.
Clique aqui para assistir ao vídeo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320/4303/4306