Exposição de fotos em Joaçaba revela disparidades entre trabalho seguro e precário

16/04/2019 17h40, atualizada em 19/12/2019 15h40
mostra de fotografia na VT de Joaçaba
Mostra permanece no saguão da Vara do Trabalho até 25 de abril


Afinal, que tipo de trabalho queremos? Essa é a reflexão a que leva a exposição de fotos sobre segurança do trabalho inaugurada na última sexta (12), na Vara do Trabalho de Joaçaba. Coordenada pela juíza Lisiane Vieira, gestora auxiliar do Programa Trabalho Seguro (PTS) na região, a mostra faz parte da programação do Abril Verde, movimento apoiado por diversas instituições com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho.

Composta por fotos de situações de trabalho precário (algumas chocantes) e por outras em que as normas de segurança são observadas, a exposição faz refletir sobre o caminho correto a ser trilhado por empresas e trabalhadores. As imagens foram cedidas pelo Setor de Memória Institucional do TRT-SC e pela CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Joaçaba), parceira do PTS no estado.

Na abertura da exposição, que fica no saguão da Vara e pode ser visitada das 12h às 18h até 25 de abril, a magistrada apresentou o Programa, seus objetivos e a forma como ele atua, promovendo atividades de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho e contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção.

"O objetivo final é zerar as terríveis estatísticas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais com as quais nos deparamos diariamente. Em sua imensa maioria, esses episódios poderiam ser evitados se as regras de prevenção conhecidas fossem adotadas”, ressaltou Lisiane Vieira.
 

juíza Lisiane Vieira e servidores da VT de Joaçaba vestem camiseta alusiva ao Programa Trabalho Seguro
Juíza Lisiane (D) e equipe da unidade prestigiaram a inauguração vestindo camisetas do PTS

 

A magistrada enfatizou ainda que o PTS é desenvolvido por meio de parcerias com organizações públicas e privadas, como a CIST, responsável pela promoção do Abril Verde no município e que neste ano pretende realizar 40 atividades voltadas à conscientização da população sobre saúde e segurança no trabalho.

 

 
Texto: Camila Velloso / Foto: Alessandra de Barros (Unoesc)
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: