Ejud-12: futuro requer profissionais que unam tecnologia e competências humanas

Professor Claudio Skora e o pós-doutor Adriano Teixeira encerraram programação do segundo módulo de estudos da Escola Judicial, voltado a magistrados e lideranças do TRT-12

23/06/2023 17h36, atualizada em 23/06/2023 18h53
Marcos Pinheiro

No encerramento da "Jornada de aperfeiçoamento das competências para um mundo em transformação", promovida pela Escola Judicial do TRT-12 (Ejud-12), os especialistas Claudio Marlus Skora e Adriano Canabarro Teixeira ressaltaram a importância de desenvolver habilidades humanas em conjunto com o uso da tecnologia, a fim de enfrentar o cenário de mudanças que se aproxima. O evento, que correspondeu ao 2º Módulo de Formação Continuada da Ejud-12, foi na manhã de sexta-feira (23/06) no auditório do prédio-sede, em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor nas áreas de Gestão e Comunicação Social, Skora falou sobre “megatendências e o futuro do trabalho”.  Ele iniciou destacando a importância de compreender as novidades que estão por vir e como elas afetarão nossa vida. De acordo com o especialista, a tecnologia é um elemento fundamental nesse cenário.

Dentro das megatendências, Skora mencionou o conceito BANI, a nova realidade pós-pandemia, que descreve um mundo “frágil, ansioso, não linear e incompreensível”.  Os caminhos sugeridos pelos teóricos para lidar com o contexto são as habilidades de "resiliência", "mindfullness", "adaptabilidade" e resgate da "intuição". Ou seja, mudanças comportamentais, que envolvem fatores humanos e, por isso, são mais lentas.

Futuro do trabalho

No contexto do futuro do trabalho, Skora compartilhou pesquisas sobre fenômenos que estão provocando reflexões nas empresas do mundo todo, como o trabalho remoto e a jornada de quatro dias.

Ele apresentou um estudo realizado no Reino Unido, em 2022, que demonstrou os benefícios de se trabalhar um dia a menos durante a semana, evidenciando aumento de receita, maior motivação dos empregados, redução de desligamentos e burnout.

Por fim, o professor ressaltou a importância de adquirir as habilidades necessárias para lidar com o crescimento da Inteligência Artificial (IA), incluindo flexibilidade, inteligência emocional, julgamento analítico e a capacidade de interagir com a IA no dia a dia.

“Qual futuro queremos? É importante ter em mente que criaremos esse futuro através das escolhas, ações e inações”, concluiu o palestrante.

A atividade foi mediada pela juíza Renata Albuquerque Palcoski, da 2ª Vara do Trabalho de Blumenau.

 

Foto mostrando um homem de perfil, em pé, segurando um microfone e falando para várias pessoas sentadas em um auditório
Skora compartilhou pesquisas sobre fenômenos que estão provocando reflexões nas empresas do mundo todo, como o trabalho remoto e a jornada de quatro dias.



Oportunidade

A segunda palestra trouxe o Secretário de Educação do município de Passo Fundo (RS), Adriano Canabarro Teixeira, para discutir se estamos preparados para o futuro. O mediador foi o juiz titular da Vara do Trabalho de Araranguá e vice-diretor da Ejud-12, Rodrigo Goldschmidt.

Pós-doutor em Educação e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o palestrante destacou a importância de antecipar-se às mudanças e de utilizar adequadamente a tecnologia para melhorar nossas vidas. De acordo com Teixeira, “a tecnologia não é uma ameaça, mas uma oportunidade”, e será preciso nos prepararmos adequadamente para trabalhar em conjunto com ela.

"É normatizado? É repetitivo? Vai ser feito por robôs? Não tenha dúvida disso. A nossa questão é se queremos ser atropelados pelo fenômeno ou se queremos pegar a onda e estar juntos", avaliou, complementando que a educação desempenha um papel fundamental nesse processo de “formar pessoas para trabalhar com as novas tecnologias”.

Teixeira concluiu afirmando que o “futuro nunca falha” e “quem nega o futuro não participa dele”.

Jornada

A "Jornada de aperfeiçoamento das competências para um mundo em transformação" faz parte da programação do segundo módulo de formação continuada dos magistrados do TRT-12. As palestras de quarta e sexta-feira (21 e 23) foram abertas ao público externo e estão disponíveis no canal da Escola Judicial no YouTube.

 

capa do álbum
Clique no mosaico e confira o álbum de fotos dos três dias do evento

 


Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: