Gestor do Trabalho Seguro participa da Semana de Prevenção de Acidentes da Eletrosul

10/04/2019 15h50, atualizada em 19/12/2019 15h39
juiz Ricardo Jahn profere palestra na Eletrosul (PTS) para plateia de servidores e outros
Palestra do juiz Ricardo Jahn foi transmitida para os quatro estados onde a empresa possui unidades

 

 O juiz do trabalho Ricardo Jahn, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina, fez a palestra inaugural da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat) da Eletrosul, parceira do PTS. O evento ocorreu no início de abril na sede da empresa em Florianópolis e contou com a participação de diretores e do presidente da estatal, Gilberto Eggers.

A atividade faz parte do Abril Verde, movimento de caráter interinstitucional que busca alertar para a questão da saúde e segurança no trabalho em todo o país. Na palestra, o gestor regional apresentou os objetivos do programa e falou sobre os altos índices de acidentes no estado.

“É fundamental que empresas e gestores invistam na prevenção e na segurança dos trabalhadores”, afirmou o magistrado, destacando que o número de acidentes é nove vezes maior entre os terceirizados. Ele também chamou a atenção dos trabalhadores para terem cuidado com situações simples do cotidiano, que por um descuido podem se transformar em acidentes.

Maior estatal federal de energia elétrica do sul do país, a Eletrosul é uma empresa pública controlada pela Eletrobras. Ela atua nas áreas de geração, transmissão e comercialização de energia e também investe em pesquisa e desenvolvimento para incentivar o uso de fontes alternativas de energia. Além de Santa Catarina, a empresa possui unidades em outros três estados: Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

No assunto segurança do trabalho, a estatal criou o Plano Eletrosul de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Acompanhamento Social (Pessoas). O projeto possuiu uma série de iniciativas em prol da saúde do trabalhador como campanhas de conscientização e a Sipat. A estatal dispõe ainda de um software de registro de incidentes e análise de acidentes que auxilia na prevenção de acidentes.

Nos últimos três anos foram contabilizados na empresa um total de 30 acidentes de trabalho. Dentre os principais tipos estão entorses (lesões no tornozelo), trânsito (viagens a serviço) e manuseio de ferramentas. A Eletrosul possui cerca de 1,2 mil empregados nos quatro estados onde atua.

Abril Verde: desembargador do TRT-SC participa da abertura da campanha nacional no estado
 

Desembargador Guglielmetto participa da abertura da Campat em SC

O desembargador Roberto Guglielmetto (2º da esq. para dir.), gestor regional do PTS, participou da abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) deste ano. Promovida pela Superintendência Regional do Trabalho em SC e pela Fundacentro, o evento aconteceu no dia 3 de abril e contou com a palestra do engenheiro químico e de segurança do trabalho Waldemar Pacheco Júnior, sobre 'Gestão de Riscos Ocupacionais'.

Também dentro da programação do Abril Verde, a juíza Lisiane Vieira, gestora auxiliar do PTS nas regiões de Joaçaba, Caçador, Videira e Fraiburgo, apresentou na Câmara de Vereadores de Luzerna, na segunda (8), os objetivos do programa e o calendário de atividades preparado para este mês. Ela também divulgou os eventos na Câmara de Joaçaba e na Secretaria da Saúde de Herval D'Oeste, na semana passada.

Juíza Lisiane Vieira no Campat 2019 Lisiane Vieira (foto) integra a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Conselho de Saúde de Joaçaba, que organizou ainda um concurso fotográfico com o tema 'O trabalho pela vida, não a vida pelo trabalho'. Para os interessados em participar do concurso, o regulamento está disponível no site do Conselho de Saúde do município.

Os eventos integram o movimento Abril Verde que mobiliza todos os anos a sociedade e as instituições em favor da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Abril foi o mês escolhido porque dia 7 é o Dia Mundial da Saúde e 28 é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Programação:

Dia 24/4: Caminhada pela saúde e segurança no ambiente de trabalho
Ponto de encontro: Praça da Catedral de Joaçaba
Horário: 15h30

Dia 25/4: 8º Seminário de Saúde do Trabalhador de Joaçaba
Onde: auditório Afonso Dresch - UNOESC
Horário: 19h

 

Texto: Letícia Cemin\ Imagem: Divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br

 

Leia Também: