Gestor regional do Programa Trabalho Seguro participa de audiência pública sobre precarização do trabalho nas telecomunicações

Evento foi realizado pela Assembleia Legislativa de São Paulo e ouviu sindicatos de trabalhadores do setor

26/06/2023 18h32, atualizada em 05/07/2023 11h54
Larissa Navarro/Alesp

O desembargador Cesar Luiz Pasold Junior, gestor regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina, participou na sexta (23/6) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que debateu medidas a serem implementadas para garantir maior segurança aos trabalhadores do setor de telecomunicações. Organizado pelo deputado Luiz Fernando Ferreira, o evento reuniu empregados, empresas de telecomunicações, Anatel e membros do Poder Público. 

Segundo os sindicatos presentes, as condições de trabalho vem sofrendo precarizações, colocando em risco a saúde e até mesmo a vida dos empregados do ramo. Os funcionários de empresas de telecomunicações precisam, diariamente, subir em postes de energia para reparos e instalações de internet e telefonia. Os principais riscos da atividade envolvem grandes alturas e choques elétricos de alta voltagem. Também foi relatado que grande parte dos trabalhadores não possuem registro profissional, não recebem treinamento ou preparo adequado e nem equipamentos para proteção individual (EPIs).

 "O Programa Trabalho Seguro de Santa Catarina fica engrandecido com o convite vindo da Alesc. O diálogo entre diversos atores sociais, inclusive entre dois estados tão relevantes para o país, possibilita uma busca integrada por soluções dos problemas mais diversos que prejudicam a saúde e segurança do trabalhador. A troca de idéias e a confirmação de que empregados, empregadores e os representantes sociais estão unidos pelo mesmo propósito. O exercício de trabalho de forma segura e saudável é fundamental para a evolução, mormente em um setor tão relevante, com tantos desafios e com a cadeia tão complexa quanto o das telecomunicações", pontuou Pasold Jr. 

Compuseram a mesa da audiência, além do desembargador e do deputado, a presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Freninfa), Vivien Mello Suruagy; o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (Fitratelp), João de Moura Neto; o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah; além de representantes da Anatel, sindicais e outras autoridades.

Em Santa Catarina, o sindicato da categoria (SINTTEL/SC) firmou parceria recente com o Programa Trabalho Seguro. 


*Com informações da Alesp


Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: