Principais mudanças ocorreram na Secretaria-Geral da Presidência, Diretoria-Geral, Secretaria da Corregedoria e Coordenadoria de Saúde
O TRT-SC iniciou oficialmente sua nova gestão nesta quarta-feira (7/1) com a posse de 26 servidores e servidoras em cargos estratégicos de direção, coordenação e assessoria - dois atos ocorreram por videoconferência. A cerimônia, realizada na sala de sessões do Tribunal Pleno, foi conduzida pela presidente da corte, desembargadora Teresa Regina Cotosky, e contou com a presença dos demais desembargadores que compõem a administração: Mirna Bertoldi (vice), Reinaldo de Moraes (corregedor), Roberto Basilone (ouvidor) e Wanderley Godoy Junior (ouvidor substituto).
Doze das 26 posses referem-se à gestão administrativa e de apoio judiciário, o que naturalmente gera movimentações nos gabinetes dos desembargadores da Administração, correspondentes às outras 14 posses.
“É um momento muito significativo da gestão, pois somente o trabalho harmônico de todas as unidades nos permitirá alcançar os resultados pretendidos”, disse a presidente do TRT-SC, em seu breve discurso. Além de parabenizar os empossados, Teresa Cotosky também cumprimentou os gestores que foram mantidos nos cargos, um reconhecimento, segundo ela, da “trajetória exitosa” à frente de suas equipes.
“Mais do que o reconhecimento pessoal, configurado neste ato de posse, tenho certeza que todos e todas aqui desejam o reconhecimento do tribunal como órgão que presta um serviço público de qualidade para os cidadãos catarinenses”, finalizou a presidente.
A vice-presidente e o corregedor também falaram brevemente, cumprimentando os empossados, desejando um período profícuo nesse novo biênio e colocando-se à disposição.
Gestores inspiradores
Entre as empossadas está Ana Luísa Vasel, nova secretária-geral da Presidência. Sua trajetória no tribunal começou ainda como estagiária de gabinete, aprendendo a elaborar minutas de votos. Servidora desde 2013, atuou inicialmente na 1ª Vara do Trabalho de Chapecó e, desde 2014, integra o gabinete da atual presidente.
“Recebo a confiança da desembargadora Teresa com muita responsabilidade. Tive o privilégio de aprender com gestores inspiradores, em especial com a colega Denise Zacchi. Ao replicar esses ensinamentos, pude ver o trabalho fluir com consistência em uma equipe muito comprometida no gabinete, o que me traz segurança para este novo passo. Estou muito feliz com a oportunidade de contribuir e aprofundar minha compreensão sobre a nossa dinâmica institucional”, afirma.
Três décadas de experiência
Na Diretoria-Geral, a servidora Fernanda Gomes Ferreira passa a liderar a matriz de uma engrenagem complexa que é a área administrativa. Com 33 anos de carreira e experiência de liderança em diferentes unidades (Capacitação, SGP, Segest, Secad) e órgãos (foi secretária de Gestão Estratégica do CSJT), ela vê a missão como estratégica.
Segundo Fernanda, os principais desafios à frente da Diger dividem-se em dois grandes eixos: fortalecer a governança e a integração entre áreas diante de restrições orçamentárias e aumento da demanda, e assegurar entregas com qualidade, transparência e inovação, com foco em transformação digital, sustentabilidade e saúde mental. “Assumo com entusiasmo, maturidade e senso de responsabilidade”, afirma.
Benção da aleatoriedade
da Corregedoria
Vinte anos após exercer seu último cargo de gestão administrativa, Frederico Aguiar dos Santos, ex-assessor-chefe do desembargador Reinaldo de Moraes, considera “uma benção da aleatoriedade” sua indicação para comandar a Secretaria da Corregedoria. “Estou no último biênio da minha carreira profissional, na iminência de me aposentar, e recebo este prêmio que é trabalhar na Corregedoria, fazer um trabalho diferente do que venho fazendo nas últimas duas décadas”, afirma o servidor, que foi secretário-geral da Presidência entre 2002 e 2004, na gestão da desembargadora Ligia Gouvêa.
Fred, como é conhecido pelos colegas, diz estar tão empolgado quanto apreensivo para esse retorno. “A Justiça do Trabalho mudou muito nesses últimos 20 anos. Os tribunais perderam parte de sua autonomia para administrar as questões internas em razão das várias orientações e normativos dos conselhos superiores, então não vou negar que isso gera uma certa apreensão para saber até onde podemos agir. Fora isso, estou realmente bem feliz, contente e crente que vamos fazer um bom trabalho”, finaliza.
Ações preventivas
de Saúde
A médica Dolores Santos também retorna a uma função que conhece bem: a gestão da Coordenadoria de Saúde. Graduada pela UFSC, com especialização em medicina do trabalho e pós-graduação em homeopatia, Dolores ingressou no tribunal em 1998 e esteve à frente da área entre 2016 e 2021. De volta ao cargo, projeta ampliar o engajamento em ações preventivas. “Vamos estimular a participação em exames periódicos, independentemente da obrigatoriedade, e promover iniciativas voltadas à qualidade de vida no trabalho, incluindo saúde mental e social”, adianta.
vice-presidência
Outra novidade entre os empossados é Romeu Brusco Junior, novo assessor da Vice-Presidência. Com 27 anos de casa, ele iniciou na Vara do Trabalho de Caçador, onde ficou nove anos. Removido para Florianópolis em 2007, ficou seis anos no Gabinete da Desembargadora Lourdes Dreyer. Com a aposentadoria dela, em 2013 foi trabalhar na 4ª VT de Florianópolis, cuja titularidade era exercida pela atual vice-presidente do tribunal. Desde então, a parceria foi mantida, e Romeu “subiu” para o tribunal junto com Mirna Bertoldi, em 2018.
Texto: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br


