Com programação diversificada, evento amplia ações e debate sobre acessibilidad
De 19 a 25 de setembro, a capital catarinense vai sediar a primeira edição da Semana Inclusiva Grande Florianópolis, ação que tem o objetivo de estimular entidades e o poder público a implementar recursos de acessibilidade e fortalecer as políticas de inclusão para pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT-SC) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e tem o apoio de mais de 30 entidades públicas e privadas.
A abertura da Semana acontece na segunda (19), às 14h30, no Shopping Beiramar. A programação segue até o dia 25 com seminários, palestras, atividades culturais e esportivas. O ponto alto será o “Dia D”, no sábado (24), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), quando será realizado um “feirão” de empregos e oferecidos serviços como confecção de carteiras de trabalho e de identidade, assessoria jurídica pela OAB/SC e aconselhamento aos pais de pessoas com síndrome de down.
O TRT-SC estará presente através da participação da juíza Ângela Maria Konrath, da 6ª VT de Florianópolis, e de servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), que vão prestar apoio técnico. A magistrada irá apresentar os resultados de uma pesquisa feita com os demais juízes do Tribunal sobre o que eles pensam de ações que envolvem a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Dia da inclusão
A iniciativa de promover o Dia D surgiu em 2015, após um acordo homologado pela juíza Ângela numa ação civil pública movida pelo MPT contra uma loja de departamentos. Os R$ 70 mil pagos pela empresa foram destinados à realização e divulgação do evento. A ação viabilizou a admissão de 744 trabalhadores com deficiência em 191 empresas da Grande Florianópolis, entre junho de 2015 e julho 2016, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
“Iniciativas como essa mostram a importância do papel do Judiciário e sua capacidade de promover inclusão, nesse caso, a das pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho, de forma a assegurar a autonomia do indivíduo”, assinalou a magistrada.
Texto: Luana Cadorin / Foto: Arquivo
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br