Inscrições para estagiários de Direito do TRT-SC estão abertas até 15 de março 

Seleção terá 30% das vagas reservadas a estudantes negros  

18/01/2021 17h27, atualizada em 26/01/2021 19h24

A Justiça do Trabalho de SC reabriu na última sexta (15) as inscrições do seu Programa de Estágio com uma novidade: pela primeira vez, 30% das vagas serão reservadas para negros, além da reserva de 10% já aplicada a pessoas com deficiência. A seleção é voltada para estudantes de Direito que vão atuar nos 13 Centros de Conciliação (Cejuscs) do estado e as inscrições vão até 15 de março.

Desde 2019, a Justiça do Trabalho precisou reduzir o número de estagiários para atender a uma série de restrições orçamentárias. Atualmente, o TRT-SC conta apenas com um estagiário de Direito em cada dos Cejuscs, unidades totalmente dedicadas às audiências de conciliação. Os estudantes que forem selecionados vão formar um cadastro de reserva e serão convocados à medida que os atuais estagiários concluam o seu treinamento ou caso novas vagas sejam abertas. 

Podem participar da seleção alunos que estejam cursando do quinto até o penúltimo semestre do curso de Direito de 28 faculdades conveniadas (ver quadro abaixo). Para concorrer às vagas com reserva, os candidatos com deficiência devem apresentar um laudo médico que será homologado pela Coordenadoria de Saúde do Regional. Já os candidatos que se declararem negros terão sua aprovação validada por uma comissão.

Candidatos negros e com deficiência poderão concorrer simultaneamente às duas listas de reserva. Caso não haja nenhum candidato com esses perfis aprovado para a vaga reservada, ela poderá ser preenchida por qualquer outro participante. 


Jornada de 20h por semana

O estágio no TRT-SC tem carga horária de 20 horas semanais e duração de 12 meses, mas pode ser prorrogado por mais um ano. Além da bolsa mensal de R$ 800, o estudante também recebe auxílio-transporte (R$ 10 ao dia) e estará amparado por seguro contra acidentes pessoais. A seleção é feita com base na análise do desempenho acadêmico do estudante e também obedece a uma ordem de sorteio das instituições de ensino conveniadas. 
 

Programa de Estágio do TRT-SC - Faculdades de Direito conveniadas



Para concorrer, o estudante deve preencher uma ficha de inscrição informando seus dados pessoais e acadêmicos, além de indicar em qual cidade deseja atuar. As opções são: Balneário Camboriú, Brusque, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São José ou Tubarão.

Uma nova rodada de inscrições será aberta em junho. No momento, não há previsão de abertura de vagas para as demais áreas do TRT-SC e outros cursos acadêmicos.  
 

Mais informações na página do Programa de Estágio do TRT-SC

 

Texto: Fábio Borges
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br