Instituição que avalia e dissemina boas práticas de governança concede prêmio ao TRT-SC

Em 2021, Tribunal ficou em primeiro lugar no índice de governança e gestão do TCU entre todos os tribunais federais avaliados

16/12/2021 14h43, atualizada em 23/12/2021 22h07

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargador José Ernesto Manzi, recebeu nesta quinta-feira(16), em Brasília, o Prêmio Rede Governança Brasil. A Rede (RGB) é um grupo colaborativo composto por servidores públicos, professores e especialistas que trabalham de forma voluntária e conjunta com o objetivo de disseminar as boas práticas de governança no setor público. O TRT-SC foi um dos finalistas e ficou em 6º lugar. 

A ideia do prêmio é agraciar as organizações federais que possuam uma “boa” governança como requisito fundamental para o desenvolvimento sustentado, que incorpora ao crescimento econômico equidade social e também direitos humanos.  Como critério de premiação, o conceito de “boa governança” é o que figura no Decreto nº 9.203/2017 e no Acórdão 2699/2018 do Tribunal de Contas da União (TCU), que trata dos resultados do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública. 

Desembargador Manzi recebe troféu
Desembargador Manzi recebe troféu 

Em 2021, o TRT-SC obteve o melhor índice de governança e gestão (IGG) medido pelo TCU entre todos os tribunais federais, além do 14º lugar geral entre as mais de 300 organizações públicas avaliadas pelo Tribunal de Contas. Para o presidente do TRT-SC, o prêmio é motivo de muito orgulho para a Justiça do Trabalho catarinense e não veio de uma hora para outra. De acordo com ele, o resultado é fruto de uma construção de longa data, iniciada ainda em 2016, quando foi implantada a Política de Governança e Gestão de Riscos. 

“Desde então, viemos aprimorando todos os processos de gestão, fiscalizando com maior rigor os contratos, investindo na tecnologia e segurança da informação, ampliando a transparência, otimizando a gestão de pessoas e reduzindo as despesas, sempre focados na melhoria da instituição. Nos últimos dois anos, especialmente, sob a condução de minha antecessora no cargo, desembargadora Lourdes Leiria, os processos foram evoluindo e alçaram nossa instituição ao patamar de excelência no qual se encontra hoje. O que nos deixa mais satisfeitos é que o maior beneficiado é o nosso jurisdicionado, que ao nos procurar encontra uma justiça sólida, célere e preparada para atender os seus anseios”, afirma Manzi.

 

 

Texto: Camila Velloso
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: