Joinville inaugura sede mais moderna da Justiça do Trabalho no Estado

Com sistema de ar condicionado inteligente, projeto buscou conforto ao público e funcionalidade para equipe de trabalho

28/07/2010 10h45
Prédio do Fórum trabalhista de Joinville


Joinville passa a contar, a partir da próxima sexta-feira (30), com a maior e mais moderna sede da Justiça do Trabalho catarinense. Localizado na Rua do Príncipe, nº 31, no centro da cidade, o edifício de doze pavimentos (mais ático) irá abrigar cinco varas do trabalho e o serviço de distribuição e execução de mandados. A solenidade de inauguração está marcada para 15h.

É a nona obra construída dentro do novo padrão de sedes próprias da Justiça do Trabalho/SC. Esses projetos integram o planejamento estratégico da instituição e enquadram-se no objetivo "Garantir a infraestrutura apropriada às atividades administrativas e judiciais". Costumam ter três objetivos: maior conforto para o usuário, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais; melhor aproveitamento de recursos naturais, com redução do consumo de energia e água; e baixa manutenção.

Uma característica da obra que traduz bem essa concepção é o agrupamento das cinco salas de audiência num único andar, o segundo. "Isso diminui o fluxo de pessoas circulando pelo prédio, o que reduz as despesas com manutenção de elevadores e o barulho para o pessoal que está trabalhando nas secretarias, além de facilitar a limpeza", explica o engenheiro Alexandre Koenig São Thiago, diretor do Serviço de Obras e Manutenção (Serom) do TRT/SC.

O ambiente interno das salas de audiência também chama a atenção. Para permitir a entrada de iluminação natural, a equipe de projetos fez uma abertura no teto (domus), protegida por um vidro especial que reduz a transferência de calor para o ambiente.

O sistema de condicionamento de ar, chamado 'inverter', é automatizado e permite renovação constante de oxigênio, evitando aquela sensação de "ar viciado". O custo de instalação, maior que os sistemas tradicionais (15 a 20%), será compensado dentro de um ano, de acordo com projeções do Serom, pois o consumo de energia gira em torno de 30%.

Movimentação processual

Foram investidos R$ 9,1 milhões no novo Fórum Trabalhista de 6,1 mil metros quadrados, maior até que a própria sede do TRT/SC (5,5 mil). Não é para menos. Das 63 mil ações trabalhistas propostas nas 30 jurisdições do Estado no ano passado, 5,4 mil (8,5%) foram na de Joinville, que conta ainda com os seguintes municípios: Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul. Fica atrás apenas de Florianópolis, que recebeu 5,8 mil processos em 2009. Atualmente, existem 11 mil processos tramitando na unidade.

Vantagens da nova sede das vts de JoinvilleVantagens da nova obra do forum trabalhista de Joinville

 

Leia mais

Para juiz-diretor do Foro, "satisfação com a obra é total"

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320

Leia Também: