Joinville sedia pela primeira vez módulo de estudos da Ejud-12

Deslocamento da capital faz parte do princípio diretivo da Escola de abertura institucional, com descentralização das atividades; evento começa na quarta-feira (5/6)

03/06/2024 17h42, atualizada em 04/06/2024 18h49

Acontece a partir desta quarta-feira (5/6), às 13h30, o 2º Módulo de Formação Continuada da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). Com mais de 15 horas de carga horária distribuídas em três dias, o evento vai transcorrer no Auditório da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), sendo a primeira vez que ocorrerá fora de Florianópolis. 

O princípio diretivo adotado pela Escola neste biênio será o de abertura institucional, o que, internamente, implica na descentralização geográfica das atividades, explica a desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez, diretora da Ejud-12 e vice-presidente do tribunal.

As atividades são voltadas a magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, procuradores do trabalho, advogados e acadêmicos de Direito. Qualquer interessado, no entanto, pode acompanhar as palestras pela plataforma de videconferências Zoom, desde que faça a inscrição até terça-feira (4/6) - ela é obrigatória também para quem for participar na modalidade presencial.


Programação

O tema central que vai guiar os módulos da Escola Judicial neste ano é saúde mental e virtualização da vida no mundo do trabalho. Ele será abordado em duas conferências: uma no primeiro dia ("Tecnologia e sofrimento psicológico no mundo do trabalho") e outra na sexta-feira (“Estudo da ergonomia cognitiva nas relações de trabalho").

A palestra de abertura será feita pela professora-doutora Ilanil Coelho, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille. Ela vai falar sobre os aspectos históricos, sociais e econômicos da região, com enfoque na formação do mercado de trabalho. 

O encerramento ficará a cargo do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro, com mediação da diretora da Ejud-12, desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez. Ele vai falar sobre a Agenda 2030 e a Política Judiciária Nacional de Trabalho Decente. 

Atividades culturais

Além das palestras, a programação está recheada com atividades culturais, incluindo  apresentações musicais e uma exposição de obras de arte do desembargador Hélio Bastida Lopes e do servidor aposentado Tácio Maia Cubas, ambos do TRT-SC.

Também está programada a assinatura de um acordo de cooperação entre o TRT-SC e a Escola Superior do Ministério Público da União.



 

Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social 
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br