Juíza do Programa Trabalho Seguro participa de reunião na Câmara da capital sobre qualidade de vida no trabalho

O encontro foi promovido por uma Comissão Parlamentar Especial e teve como objetivo escutar entidades patronais e poder público

10/05/2024 15h53, atualizada em 10/05/2024 18h51


A gestora auxiliar do Programa Trabalho Seguro (PTS), juíza Maria Aparecida Ferreira Jerônimo, representou o Programa na segunda reunião ampliada da Comissão Parlamentar Especial (CPE) da Qualidade de Vida no Trabalho. O encontro aconteceu na quinta-feira (9/5), na Câmara de Vereadores de Florianópolis.

O evento teve como objetivo central a escuta das entidades patronais e do poder público sobre os desafios e perspectivas relacionados à qualidade de vida no ambiente laboral. Entre os participantes estavam a vereadora Elenira Vilela e o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paulo Roberto Eccel.

Maria Aparecida Jerônimo, em sua fala, destacou a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como a evolução das Normas Regulamentadoras (NRs) nesse sentido. 

Principais assuntos

O assédio, tanto moral quanto sexual, emergiu como uma preocupação central. Recentemente, a inclusão do tema na pauta da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) foi destacada como uma medida importante para que as empresas se organizem e evitem tais práticas nocivas. Destacou-se ainda a necessidade de instituição de comissões específicas nas empresas para lidar com casos de assédio.

Também foi divulgado no encontro um aumento nas demandas relacionadas à saúde mental, decorrentes de pressões por produtividade, metas e assédio institucional. Todo o conteúdo discutido será compilado em um relatório posterior, contribuindo para embasar futuras políticas e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida no trabalho.

 

Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: