Juízes do Trabalho se mobilizam em torno do Abril Verde no meio-oeste e sul do Estado

Ricardo Jahn participou de eventos em Criciúma e Braço do Norte, enquanto Lisiane Vieira falou na Câmara de Vereadores de Joaçaba

24/04/2023 17h40, atualizada em 24/04/2023 18h19

Os juízes do Trabalho Ricardo Jahn e Lisiane Vieira, que integram o Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina, participaram de eventos relativos ao Abril Verde, movimento da sociedade civil pela saúde e segurança do trabalho. 

Em Braço do Norte, Jahn ministrou na quinta-feira (20/4) o curso “Segurança no Trabalho: conscientização, prevenção e reflexos legais”, promovido pela Escola Superior da Advocacia, vinculada à OAB-SC, em parceria com a Unisul. 

No dia anterior, o magistrado, um dos gestores regionais do PTS, também fez a palestra de abertura de um seminário realizado pelo Sindicato das Indústrias Químicas da Região Sul. O evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Criciúma.

Atuação no Legislativo

Em Joaçaba, a juíza Lisiane Vieira ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão da última quarta-feira (19), para falar sobre o assunto.  

“Acidentes de trabalho não são ocorrências imprevisíveis. Eles podem ser prevenidos, mas para isso é necessário aplicar o previsto nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, que são de fácil implementação. Quando estas regras não são observadas, os acidentes frequentemente ocorrem. Não é uma questão de probabilidade, mas sim uma questão de tempo”, ressaltou a juíza, gestora auxiliar do Trabalho Seguro na região e integrante da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) do município. 

A magistrada apresentou dados sobre acidentes de trabalho em Joaçaba, na região e também no Estado, respondendo a diversos questionamentos feitos pelos vereadores. Integrantes da Cistt acompanharam a sessão.

Grupo de 10 homens e 3 mulheres posam para a foto, em um espaço público amplo
Lisiane Vieira (c) posa para foto com os vereadores de Joaçaba e membros da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Joaçaba

Números

Em Santa Catarina foram registrados 46,8 mil acidentes de trabalho em 2022, o quarto maior número da série histórica que iniciou em 2002. Em relação a 2021, foram nada menos que 21% de crescimento. Quanto ao número de mortes, foram 162, quatro a menos do que em 2021.

Em todo o Brasil, foram 612 mil notificações no ano passado, com 2,5 mil mortes.

As informações são do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalhador, que utiliza como referência os dados do INSS.  

Grupo de 41 pessoas jovens posa para foto em um auditório
Ricardo Jahn ministrou o curso “Segurança no Trabalho: conscientização, prevenção e reflexos legais” para advogados de Braço do Norte e Região

 

 

Texto: Secretaria de Comunicação Social, com informações do site do jornalista Caco da Rosa
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: