Juízes do TRT-12 participam de eventos sobre saúde e segurança no trabalho

Ações fazem parte do Abril Verde, movimento nacional que busca prevenir acidentes e doenças do trabalho

26/04/2022 18h54, atualizada em 02/05/2022 16h21
divulgação Câmara de Luzerna

Os juízes auxiliares do Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina participaram nos últimos dias de atividades alusivas ao Abril Verde, iniciativa nacional promovida por diversas instituições com o objetivo de alertar para a importância da saúde e da segurança nos ambientes de trabalho.

Na segunda (25/4), a juíza Lisiane Vieira participou de uma atividade na tribuna da Câmara dos Vereadores do município de Herval d'Oeste, onde falou sobre a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalho. O mesmo tema foi abordado pela magistrada na quinta-feira (28/4), na tribuna da Câmara dos Vereadores de Luzerna.  No mesmo dia, à noite, a juíza concedeu uma entrevista ao Luzerna Notícias, canal de notícias locais.

Nesta sexta (29/4), às 21h, ela participa de um debate sobre Síndrome de Burnout, no auditório da  Unoesc de Joaçaba.

No dia 20 de abril, os juízes Rogério Barbosa e Adriana Camargo deram uma palestra na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) para participantes do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da instituição. O tema do evento foi “Segurança no trabalho: cultive essa ideia”.
 

Quatro pessoas, duas mulheres e dois homens, com roupa social, posam para foto. Uma das mulheres segura o que parece ser uma pequena caixa com o logo da Acij
Barbosa e Adriana Camargo (c) com representantes da Acijs



Chapecó
 

Homem moreno, de barba, fala ao microfone. Ele traja terno escuro e gravata cor-de-rosa
Juiz Carlos Fiorino apresentou o PTS e falou sobre a Nova NR-1

O juiz Carlos Frederico Fiorino Carneiro, também gestor auxiliar do PTS, participou de evento no no auditório da Unoesc de Chapecó na quinta-feira (28/4). Ele fez uma apresentação do programa e também ressaltou a importância da temática do encontro, que abordou saúde mental do trabalhador e o cumprimento da Nova NR-1,  flexibilizada em 2019 para facilitar a implementação pelas pequenas e médias empresas.

Editada originalmente em 1978, a Norma Regulamentadora 1 é o conjunto de normas técnicas direcionadas a saúde e segurança do trabalho, definindo as disposições gerais que devem ser adotadas pelos empregadores e empregados em todas as atividades profissionais. 

Na ocasião também houve exposição do Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT-SC) e da Rede de Atenção Psicossocial, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde. O espaço foi aberto ao debate com o tema “Segurança do Trabalho – Engenharia e Técnicos”, com coordenação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

 

 



Abril Verde

O mês de abril foi escolhido como marco para a mobilização em razão de um grande acidente ocorrido em uma mina no estado da Virgínia (EUA) em 1969. Desde 2005, por meio da Lei nº 11.121, o Brasil tem 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No ano passado, de acordo com o INSS, foram comunicados no país 571,8 mil acidentes e doenças do trabalho e 2,5 mil mortes no ambiente laboral. Este número pode ser ainda maior, pois estima-se que 20% dos acidentes não são comunicados pelos empregadores.

 

Banner de divulgação do Movimento Abril Verde 2022. Slogan: construindo uma cultura positiva de saúde e segurança do trabalho

 

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Divulgação Acijs e Câmara dos Vereadores de Herval D´Oeste e de Luzerna
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: