Ações fazem parte do Abril Verde, movimento nacional que busca prevenir acidentes e doenças do trabalho
Os juízes auxiliares do Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina participaram nos últimos dias de atividades alusivas ao Abril Verde, iniciativa nacional promovida por diversas instituições com o objetivo de alertar para a importância da saúde e da segurança nos ambientes de trabalho.
Na segunda (25/4), a juíza Lisiane Vieira participou de uma atividade na tribuna da Câmara dos Vereadores do município de Herval d'Oeste, onde falou sobre a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalho. O mesmo tema foi abordado pela magistrada na quinta-feira (28/4), na tribuna da Câmara dos Vereadores de Luzerna. No mesmo dia, à noite, a juíza concedeu uma entrevista ao Luzerna Notícias, canal de notícias locais.
Nesta sexta (29/4), às 21h, ela participa de um debate sobre Síndrome de Burnout, no auditório da Unoesc de Joaçaba.
No dia 20 de abril, os juízes Rogério Barbosa e Adriana Camargo deram uma palestra na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) para participantes do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da instituição. O tema do evento foi “Segurança no trabalho: cultive essa ideia”.
Chapecó
O juiz Carlos Frederico Fiorino Carneiro, também gestor auxiliar do PTS, participou de evento no no auditório da Unoesc de Chapecó na quinta-feira (28/4). Ele fez uma apresentação do programa e também ressaltou a importância da temática do encontro, que abordou saúde mental do trabalhador e o cumprimento da Nova NR-1, flexibilizada em 2019 para facilitar a implementação pelas pequenas e médias empresas.
Editada originalmente em 1978, a Norma Regulamentadora 1 é o conjunto de normas técnicas direcionadas a saúde e segurança do trabalho, definindo as disposições gerais que devem ser adotadas pelos empregadores e empregados em todas as atividades profissionais.
Na ocasião também houve exposição do Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT-SC) e da Rede de Atenção Psicossocial, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde. O espaço foi aberto ao debate com o tema “Segurança do Trabalho – Engenharia e Técnicos”, com coordenação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).
Abril Verde
O mês de abril foi escolhido como marco para a mobilização em razão de um grande acidente ocorrido em uma mina no estado da Virgínia (EUA) em 1969. Desde 2005, por meio da Lei nº 11.121, o Brasil tem 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
No ano passado, de acordo com o INSS, foram comunicados no país 571,8 mil acidentes e doenças do trabalho e 2,5 mil mortes no ambiente laboral. Este número pode ser ainda maior, pois estima-se que 20% dos acidentes não são comunicados pelos empregadores.
Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Divulgação Acijs e Câmara dos Vereadores de Herval D´Oeste e de Luzerna
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br