Magistradas falam a profissionais de educação de Capinzal sobre combate ao trabalho infantil

Objetivo da conversa foi orientar sobre como tratar o tema em sala de aula

08/11/2021 18h48, atualizada em 13/11/2021 12h42

A desembargadora Teresa Cotosky e a juíza da Vara do Trabalho de Joaçaba Lisiane Vieira, respectivamente gestoras regional e auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho em Santa Catarina, falaram por videoconferência nesta sexta-feira (5) a professores de terceiro e quarto anos da rede pública, psicólogos e assistente social do município de Capinzal, na região meio-oeste do estado. O objetivo da conversa foi orientar sobre como tratar em sala de aula o tema do trabalho infantil.

Além de abordar a Agenda 2030 da ONU, as magistradas explicaram a legislação nacional e internacional que trata do assunto, falaram sobre mitos relacionados ao trabalho infantil e sobre a aprendizagem.

Durante o evento, a servidora do TRT-SC Denise Zacchi apresentou planos de aula simplificados aos docentes e o conteúdo do material de apoio composto por cartilha, quiz e jogo de tabuleiro, que serão entregues às respectivas secretarias de educação dos municípios. Nos planos de aula, há propostas de atividades utilizando-se os vídeos e as cartilhas Conversando sobre Cidadania, Trabalho Infantil não é Brinquedo e Guia do Jovem Aprendiz, todos produzidos pelo Programa.

"Foi importante a participação de vários integrantes da rede de proteção no evento. Formando parcerias em áreas diversas tornamos mais efetiva a nossa luta contra o trabalho infantil”, pontuou a desembargadora Teresa Cotosky.
A juíza Lisiane Vieira destacou a importância do encontro realizado e ressaltou que a ideia é “levar às crianças a verdade sobre o trabalho infantil antes que os mitos sobre o tema sejam incorporados por elas”.

“As experiências que já tive, seja através dos concursos de desenho promovidos pelo Programa, seja através de minha própria vivência - meus dois filhos  tiveram o combate ao trabalho infantil como tema de estudo e debate na escola nessa mesma faixa de idade -, demonstram que elas compreendem, incorporam e multiplicam esse conhecimento”, afirmou a magistrada.

Além dos professores da rede pública de Capinzal, o evento contou com a presença da secretária de Educação do município, Veranice Lovatel, da diretora de ensino Cimara Baú, da coordenadora pedagógica, Izolete dos Santos Riqueti, da assistente social Elena Rech, dos psicólogos Joslei Martins e Susana Maioli e da representante do Conselho Tutelar Josiane Bernardi.
 

 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 - secom@trt12.jus.br 
Whats: (48) 99114.7284

Leia Também: