A Procuradoria do Trabalho no Município de Chapecó promoveu na quinta-feira (24), no auditório do TRT/SC, a palestra "Método Ocra: Análise e Prevenção do Risco por Movimentos Repetitivos", com Daniela Colombini. Italiana, ela é médica do trabalho e pesquisadora de ergonomia da postura e do movimento na Universidade de Milão.
Junto com Enrico Occhipinti, Colombini é uma das criadoras do método Ocra (occupational repetitive action). Depois de estudar 10 mil casos de doenças diagnosticadas, eles desenvolveram a técnica que analisa os riscos associados a movimentos repetitivos dos membros superiores. O método, voltado para médicos e engenheiros do trabalho, já é reconhecido na Europa, onde tornou-se obrigatório pela norma ISO 11.228-3:2006.
Segundo a médica, o risco existe não apenas no modelo fordista de produção. Está ligado à alta frequência/ritmo, postura incorreta, tempo de recuperação e força. Daniela presta serviço de consultoria a empresas italianas para demonstrar o custo/benefício de reprojetar postos de trabalho. “Ao aplicar o método Ocra, que pode demorar até sete anos, é possível reduzir o risco pela metade e, em alguns casos, até aumentar a produção”, afirma a pesquisadora.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320