MPT realiza audiência pública em Itajaí para tratar das condições de trabalho na pesca industrial

11/11/2010 13h20

O Ministério Público do Trabalho promove audiência pública para debater as condições de trabalho na pesca industrial. O evento acontece no dia 16 de novembro, das 9 às 17 horas, no auditório da Câmara de Vereadores de Itajaí. O objetivo é discutir questões referentes à saúde e à segurança do trabalhador durante a atividade.

De acordo com o procurador do trabalho Sandro Eduardo Sardá, que convocou a audiência, a precariedade das condições de trabalho vem gerando um elevado número de acidentes fatais e incapacitantes. “É fundamental construir coletivamente práticas que assegurem o trabalho decente e a vida digna, valores constitucionais que geralmente não vem sendo observados”, afirmou Sardá.

Entre os convidados para discutir o assunto estão o auditor fiscal do trabalho do Rio de Janeiro, José Roberto Novaes de Aragão; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), Manoel Xavier de Maria; e o presidente do Sindicato das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Dario Luiz Vitali.

Os pescadores reivindicam a melhoria da segurança no trabalho e nas embarcações, o fornecimento de equipamentos de proteção para calor, ruídos, e vibrações, responsáveis por um grande número de pescadores com problemas auditivos, além de programas médicos eficientes que promovam a saúde da categoria.

Veja a programação

 


Fonte: Assessoria de Comunicação do MPT/SC

Leia Também: