No TRT-SC, 84% das mulheres ocupam função ou cargo de confiança

Dado consta no relatório semestral do Comitê de Incentivo à Participação Feminina Institucional

26/08/2021 12h45, atualizada em 26/08/2021 15h17

Comemorado nesta quinta, 26 de agosto, o Dia Internacional da Igualdade Feminina é uma data para refletir sobre os desafios na busca por condições de igualdade de gênero, mas também de avaliar as conquistas já alcançadas. 

De acordo com relatório do Comitê de Incentivo à Participação Feminina Institucional, que realiza um acompanhamento semestral no TRT-SC acerca desta questão, nos primeiros seis meses deste ano, de cada 100 servidoras que trabalham no órgão, 84 possuíam funções ou cargos comissionados. Em relação aos homens, são 72 em cada 100. 

Outro fator analisado foram as matérias e eventos com foco nas mulheres. Entre os temas abordados constam mães na pandemia, homenagem a desembargadora,  Dia Internacional da Mulher, talk show sobre saúde da mulher e palestra sobre relação de gênero e poder no espaço de trabalho         

Pioneira 

No Brasil, a primeira mulher a trabalhar como servidora pública foi Joana França Stockmeyer, que atuou como monotipista na Imprensa Nacional de 1892 até a sua aposentadoria, na década de 1940. Seu trabalho consistia em manejar o teclado de uma máquina perfuradora de papel. Por ser a pioneira no setor, em 5 de março de 2008 ela foi contemplada com o título “Patrona da Servidora Pública Brasileira".

 

Texto: Luana Cadorin / Foto: banco de imagens
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4320 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: