Município de Braço do Norte pode ser próximo parceiro do Programa Trabalho Seguro

Juiz Ricardo Jahn, gestor regional, apresentou o programa ao prefeito Beto Marcelino 

12/07/2022 18h13, atualizada em 22/07/2022 13h16
Divulgação Prefeitura de Braço do Norte

Números sobre os acidentes de trabalho e a preocupação do Poder Judiciário sobre o reflexo que eles ocasionam na sociedade, nas famílias e nas empresas. Esses foram os temas apresentados na sexta-feira (8/7) pelo juiz Ricardo Jahn, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina, ao prefeito municipal de Braço do Norte, Beto Marcelino.  

Em 2021, foram registrados  em Santa Catarina 38,6 mil acidentes e doenças do trabalho, com 166 mortes - no Brasil, foram 571,8 mil notificações e 2,5 mil óbitos.  No encontro, além de falar sobre as ações do PTS realizadas pela Justiça do Trabalho, Jahn convidou o município para se tornar parceiro do programa, como já acontece com algumas cidades catarinenses, inclusive com a criação de leis municipais sobre o tema. 

“Essas leis possuem dois enfoques: um imediato, o de firmar nas licitações do município de contratação de serviços algumas exigências que contribuam para maior segurança na realização da atividades contratada; outro, de longo prazo, que é realizar nas escolas municipais atividades específicas para alunos relativas à saúde e segurança no trabalho, pois estes estudantes, no futuro, serão todos trabalhadores, seja na condição de empregado ou mesmo de empregadores”, destacou o magistrado.

Também participaram do encontro o assessor jurídico Lucas Ferreira, a procuradora efetiva do Município, Giselle Kuerten, a secretária de Educação, Nívea Willemann, a secretária adjunta de Educação, Joana Lessa, e o secretário de Administração e Fazenda,  Ramon Beza. 

 

Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: