Nova diretoria do Colégio de Ouvidores da JT é eleita para o biênio 2026/2027

Nomes foram anunciados na quinta-feira (13/11), em Canela (RS), durante 45ª Reunião do Coleouv

14/11/2025 15h30, atualizada em 14/11/2025 17h02
Guilherme Lund (Secom/TRT-RS)

A nova diretoria do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv) para o biênio 2026/2027 foi eleita na última quinta-feira (13/11), durante a 45ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada em Canela (RS). O desembargador Jorge Orlando Sereno Ramos (TRT-RJ) será o novo presidente, tendo como vice a desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta (TRT-MG). O desembargador Marcelo Vieira (TRT-AL) assumirá a Secretaria-Geral.

Realizada no Campus das Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul, a reunião congrega ouvidores e gestores das Ouvidorias dos TRTs de todo o país.  O TRT-SC foi representado pelo desembargador Roberto Basilone Leite, ouvidor eleitor para a gestão 2026-2027, e pelo gestor da Ouvidoria, servidor Ricardo Caldas.

Homem de terno e mulher de vestido azul posam para foto sorridentes, à frente de um telão e de duas poltronas pretas
Coleouv sob nova direção: desembargadores Jorge Ramos e Maria Caixeta

 

Experiência e continuidade


Em seu discurso, o presidente eleito destacou a importância do trabalho realizado pelos servidores-gestores das ouvidorias da Justiça do Trabalho. “Participei de duas gestões do Coleouv e de 12 encontros. Sinto-me capaz de enfrentar esse desafio, contando sempre com o apoio de todos e todas. Quero ser um aprendiz de todos que passaram por esse cargo,  são o nosso alicerce”, declarou Jorge Ramos.

Já a futura vice-presidente agradeceu pela aprendizagem e experiência adquirida com a participação no colegiado. “Nada vamos fazer a não ser seguir o que já foi plantado e dar continuidade aos ensinamentos daqueles que por aqui passaram. Que seja um ano de companheirismo e realizações, trabalhando em conjunto para que nossa comunidade de ouvidores e ouvidoras possa estar sempre apresentando projetos de crescimento”, afirmou Maria Caixeta.

 

Encontro


A 45ª Reunião do Coleouv teve início na quarta-feira (12/11) e encerrou nesta sexta (14/11). O evento contou  com debates sobre cooperação judiciária, linguagem simples, boas práticas e combate ao assédio no trabalho. O local do evento foi escolhido em homenagem à reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024.

O ouvidor do TRT-RS, desembargador João Paulo Lucena, destacou que esta edição do encontro também representa um agradecimento da Justiça do Trabalho da 4ª Região (RS) a todos que apoiaram a sociedade gaúcha na tragédia climática de 2024. Também afirmou que o tema do evento foi a cooperação judiciária.

“A cooperação é o caminho que nos permite oferecer à sociedade uma justiça mais ágil, simpática e próxima do cidadão, em cumprimento da nossa missão jurisdicional”, afirmou Lucena.

Já o atual presidente do Coleouv, desembargador Marcello Maciel Mancilha (TRT-ES), declarou que o encontro deste ano é uma homenagem ao povo gaúcho e um reconhecimento pelo seu esforço para a reconstrução do Estado. 


* Com informações da Secom/TRT-RS

 

Dois homens de terno escuro posam para a foto à frente de um telão
TRT-SC foi representado pelo desembargador Roberto Basilone (e) 


 

Texto: Guilherme Villa Verde (Secom TRT-RS)

Edição: Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 
 

Notícia com 18 visualizações

Leia Também: