Novas adesões reforçam rede de prevenção de acidentes de trabalho

09/09/2013 17h44
Juiz Alexandre Ramos visita Sebrae
Juiz Alexandre Ramos, gestor do Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina, reuniu-se na segunda-feira (2) com o diretor do Sebrae, Sérgio Fernandes Cardoso (Foto: Sebrae-SC)


Em breve, o Programa Trabalho Seguro deverá ganhar duas novas adesões: a do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). Quem adianta a novidade é o juiz Alexandre Ramos, gestor do Programa em Santa Catarina, que nesta semana participou de reuniões com os diretores regionais das duas entidades.

Na última segunda-feira (2), o encontro foi com o diretor de administração e finanças do Sebrae, Sérgio Fernandes Cardoso. O magistrado apresentou o Programa Trabalho Seguro e fez o convite para a entidade integrar a rede de prevenção. A resposta recebida foi positiva. A versão digital do protocolo de intenções foi encaminhada e em breve será agendada uma solenidade no Tribunal para formalizar a parceria.

“A adesão do Sebrae como parceiro do Programa Trabalho Seguro será um importante passo para atingir grande parte da atividade econômica no Estado. Segundo informações passadas pela entidade, 99,2% das empresas catarinenses têm menos de 99 empregados e, assim, são consideradas como pequenas ou médias empresas. E este deve ser o foco da prevenção, pois as grandes empresas, de regra, já têm estrutura de prevenção através do serviço especializado em segurança e medicina do trabalho”, avalia Ramos. “Com essa parceria, espera-se somar esforços no cumprimento da Boa Prática nº 3 do Programa, que diz respeito à realização de cursos de formação em segurança e saúde no trabalho para os pequenos empreendedores”, observou.


Parceria e selo comemorativo
 

Juiz Alexandre  Ramos visitou Correios
Na terça-feira (3), o juiz Ramos foi recebido por dirigentes dos Correios (Foto: Alex Ventura)


No dia seguinte, terça-feira (3), o juiz Alexandre esteve reunido com diretores e gerentes dos Correios. Segundo o magistrado, o convite para a parceria “foi muito bem recebido e será encaminhado pelos trâmites da empresa para formalização”. Em breve, também será agendada solenidade para formalizar a adesão. “A sinalização positiva dos Correios trará importante reforço para a rede de prevenção de acidentes de trabalho, pois poderá ajudar no compartilhamento de experiências positivas na prevenção de LER/DORT e na divulgação de mensagens de prevenção”, afirma Ramos.

Além da assinatura do protocolo de intenções, foi sugerido à empresa o lançamento de um selo comemorativo do Programa Trabalho Seguro, a ser lançado durante o I Encontro Institucional da Magistratura do TRT-SC, que será realizado de 14 a 18 de outubro, em Florianópolis. Segundo Ramos, o pedido está sendo analisado pela diretoria regional dos Correios.
 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320
 

Leia Também: