O novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), Alexandre Luiz Ramos, toma posse nesta segunda-feira no cargo em solenidade marcada para as 18h, na sala de sessões do Tribunal Pleno.
O desembargador foi nomeado na semana passada pelo Presidente da República, Michel Temer. Com a posse de Ramos, ficará faltando apenas a definição do representante do quinto constitucional (OAB-SC) para que o TRT-SC volte a ter sua composição completa, com 18 desembargadores.
Com 23 anos de magistratura, o magistrado vai ocupar a vaga de Águeda Maria Lavorato Pereira, aposentada em agosto deste ano.
Para ele, que coordenou nacionalmente as reuniões de planejamento estratégico da Justiça do Trabalho por quase três anos, os ataques que o Judiciário Trabalhista vêm recebendo são uma boa oportunidade para analisar a atuação do órgão sob uma nova perspectiva.
“A Justiça do Trabalho deve ser uma engrenagem da infraestrutura que conduza o país ao desenvolvimento social e econômico”, avalia. Para que isso aconteça, segundo ele, a instituição deve garantir um ambiente negocial que seja seguro e previsível para os três pilares da economia: investidores, empreendedores e trabalhadores.
Trajetória
Gaúcho de Porto Alegre, Alexandre Ramos tem 48 anos e começou na Justiça do Trabalho como servidor, em 1988. Cinco anos depois, passou no concurso para juiz da 12ª Região, atuando como substituto até 1998, ano em que foi promovido a titular. Nesta condição, trabalhou em Xanxerê, Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis, onde comandava a 6ª VT.
No currículo acadêmico, possui mestrado e doutorado em Direito do Trabalho, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professor convidado permanente da Escola Superior de Advocacia de Santa Catarina, mas já deu aula também na UFSC, Cesusc e Amatra12.
No TRT-SC, Alexandre Ramos esteve envolvido em duas importantes atividades institucionais. Nos anos de 2012 e 2013, foi um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro. Nos dois anos seguintes, além de ser o juiz gestor estratégico e de metas do TRT-SC, passou a coordenar o Comitê Gestor Estratégico Nacional da Justiça do Trabalho, com assento também no comitê sobre o mesmo tema no Conselho Nacional de Justiça.
Leia também:
Texto: Clayton Wosgrau / Foto: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br