Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho tem início em Blumenau

Cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e de centenas de atletas de todo o país

22/05/2022 11h23, atualizada em 22/05/2022 11h49
Notícia com 403 visualizações
Luana Cadorin

Centenas de atletas de todas as regiões do país se reuniram na noite de sábado (21), no ginásio do Sesi de Blumenau, para celebrar a abertura da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho. Participaram da cerimônia o ministro Alexandre Luiz Ramos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o desembargador José Ernesto Manzi, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12), e o prefeito do município, Mário Hildebrand.

O ministro Alexandre Ramos, egresso do TRT-12, parabenizou antecipadamente a todos os atletas inscritos na Olimpíada e enalteceu as qualidades inerentes à prática esportiva. “Com disciplina, dedicação, comprometimento e confiança, cada dia de treino é um dia de superação e de aperfeiçoamento. O atleta desenvolve, por isso, habilidades que lhe permitem ser, de fato, uma pessoa melhor todos os dias, na vida pessoal e profissional”, afirmou em seu discurso.

Na sequência, o prefeito Mário Hildrebrand deu boas-vindas a todos e frisou a alegria de receber, pela segunda vez, a Olimpíada em Blumenau (a primeira havia sido em 2018). “Nós acreditamos e investimos no esporte porque entendemos que ele é o caminho para o fortalecimento da sociedade. Além de gerar saúde, gera entusiasmo e qualidade de vida no dia a dia”, ressaltou.

Também discursou o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (Anastra), responsável pela organização do evento, Yonaldo Carlos Estevão da Costa. Ele falou sobre os benefícios que a competição traz para os envolvidos.

“A qualidade de vida dos nossos associados é um dos objetivos da Anastra. Ninguém se prepara na semana anterior aos jogos, mas durante o ano inteiro. Estamos tirando o atleta do sedentarismo e isso se traduz em produtividade e em saúde”, ressaltou Yonaldo.

Houve ainda a tradicional condução da chama olímpica e, encerrando a cerimônia, a apresentação do grupo de danças folclóricas alemãs Fritz Müller.
 

Foto da delegação de Santa Catarina, com o presidente, desembargador José Ernesto Manzi, e o ministro Alexandre Luiz Ramos. Os atletas vestem o uniforme esportivo de Santa Catarina
Atletas de SC com o presidente José Ernesto Manzi (primeiro abaixado, à esquerda) e o ministro Alexandre Ramos (de terno)


Também compuseram a mesa do evento o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, Marcelo Goss Neves, o presidente da Câmara de Blumenau, vereador Egídio Beckhauser, a presidente do TRT da 1ª Região (RJ), desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, a presidente do TRT da 21ª Região (RN), desembargadora Maria do Perpétuo Socorro, o desembargador do TRT da 7ª Região (CE) Plauto Carneiro Porto, o secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel, e a gerente-executiva do Sesi/Senai, Silvia De Pieri.

19ª Edição

Em sua 19ª edição, além dos atletas da Justiça do Trabalho, pela primeira vez a Olimpíada reúne integrantes da Justiça Eleitoral, Justiça Federal e Ministério Público da União. De acordo com a Anastra, 588 atletas estão inscritos para competir.

A delegação de Santa Catarina é formada por 48 competidores, sendo 35 homens e 13 mulheres. Durante a semana de competições, eles vão participar em diversas modalidades, como atletismo, arremesso de peso, salto em distância, natação, beach tennis, ciclismo, xadrez, futevôlei, tênis de campo e de mesa e vôlei.

Como nas edições anteriores, todos os valores gastos para participar dos jogos, como taxa de inscrição, hospedagem, deslocamento, alimentação, entre outros que possam haver, ficam exclusivamente a cargo dos atletas inscritos.

 

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Camila Velloso e Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br 


 

Leia Também: