Pescaria Brava - Novo município catarinense será atendido pelo Foro de Tubarão

16/05/2013 14h53
Notícia com 116 visualizações
Pescaria Brava, município do sul do Estado de SC

Ações trabalhistas de Pescaria Brava, um dos novos municípios catarinenses, vão tramitar no Foro de Tubarão. A Resolução Administrativa nº 03/2013, do TRT-SC, foi publicada nesta quinta-feira (16). A emancipação de Pescaria Brava de Laguna foi decidida por plebiscito e o município foi criado por lei estadual em 2003, mas que só entrou em vigor em 2009, após decisão do Supremo Tribunal Federal. Sua instalação efetiva é considerada como 1º de janeiro de 2013, quando tomou posse o primeiro prefeito.

Normalmente, em caso de emancipação de distrito, fica mantida a jurisdição. Mas, os desembargadores do TRT-SC decidiram diferente depois de observarem o estudo comparativo feito pelo Serviço de Estatística do Tribunal.

O primeiro dado importante é a distância da sede do município até as varas de Tubarão, que é de 20 km, enquanto que até Imbituba, que atende a jurisdição de Laguna, é de 44 km. Depois, foi considerada a quantidade de linhas de transporte intermunicipal. De Pescaria Brava a Tubarão existem nove por dia, e até Imbituba não existe transporte público com linha direta.
 

Pescaria Brava

É considerado um dos povoados mais antigos do litoral sul de Santa Catarina. Sua colonização aconteceu há mais de 300 anos, com a chegada de imigrantes portugueses. Possui um território de 131 km² e uma população de 9,4 mil habitantes. Apesar do nome, hoje a principal atividade econômica de Pescaria Brava é a agricultura, que tem como base o cultivo de mandioca, feijão, milho e arroz.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-SC, com informações da Prefeitura de Pescaria Brava e site Pescaria Brava
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br

Leia Também: