Avalie postos de trabalho, serviços e dependências do TRT-12. Prazo: 2 de dezembro
Com o objetivo de identificar eventuais barreiras à acessibilidade, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) disponibilizou, nesta quinta-feira (3/10), dois questionários que devem ser respondidos exclusivamente por pessoas com deficiência.
Um é voltado ao público externo (advogados, procuradores públicos, partes, peritos e sociedade em geral) e outro, ao público interno (magistrados, servidores, estagiários e terceirizados). A pesquisa deve ser respondida até 2 de dezembro e tem foco nos serviços e dependências da instituição em todo o estado, como rampas, banheiros acessíveis, sinalizações, vagas de estacionamento, etc.
A iniciativa do Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão traz questões objetivas relativas ao ambiente e aos equipamentos de trabalho, necessidade de adaptação física dos prédios, barreira comunicacional ou atitudinal (quando o comportamento do interlocutor, mesmo sem intenção, dificulta a acessibilidade) e adaptação tecnológica. Há ainda uma pergunta aberta para sugestões ao Comitê. A participação levará no máximo cinco minutos.
A iniciativa atende à Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual determina que cada órgão do Poder Judiciário deve atualizar, anualmente, o cadastro de seus profissionais com deficiência, identificando as necessidades particulares de cada um.
Links para a pesquisa:
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