PJe terá novas funcionalidades para o segundo grau a partir da versão 2.16

Novidades vão impactar a elaboração de votos, a criação e a revisão das pautas e o julgamento dos recursos

22/07/2025 17h06, atualizada em 22/07/2025 17h34
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O Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça do Trabalho vai contar, a partir da versão 2.16, com novas funcionalidades que atenderão os usuários na elaboração das minutas de votos, na criação e revisão das pautas e no julgamento dos processos nos órgãos colegiados. 

As novas soluções, que serão disponibilizadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), foram desenvolvidas a partir da mobilização nacional e de forma colaborativa, desde o mapeamento das necessidades dos usuários que atuam nos colegiados dos TRTs até o envolvimento das equipes técnicas de todo país.

Trata-se de uma iniciativa com foco em desempenho, acessibilidade e modernização da gestão processual, tanto nas atividades de gabinete quanto durante os julgamentos nos órgãos colegiados.

O TRT-SC atualmente utiliza a versão 2.15.2 e está homologando a versão 2.16, ainda sem data para entrar em produção.
 

Principais benefícios para os gabinetes


As novas funcionalidades deverão aprimorar significativamente a rotina dos gabinetes. O novo editor de texto para a elaboração das minutas de voto contará com uma série de recursos, tais como:

  • Auto Salvamento de texto;
  • Histórico de versões, sendo possível comparar e resgatar todas as versões elaboradas para o mesmo documento;
  • Gestão de acervo de minutas;
  • Consulta jurisprudencial, com acesso direto ao Falcão e ao Pangea, repositórios oficiais de jurisprudência e precedentes da Justiça do Trabalho, respectivamente;
  • Aba para comunicação interna para troca de comentários sobre as minutas entre a equipe do gabinete; 
  • Controle de tempestividade de recursos e prazos legais.

As ferramentas de apoio à atuação do relator e sua equipe terão um agrupador específico para controle e revisão das minutas elaboradas (Vistar Voto) e poderão fazer o acompanhamento das atividades dos assistentes, utilizando filtros específicos para gestão, pelo próprio usuário, dos processos sob sua responsabilidade.

Além disso, poderão fazer o envio em lote das minutas prontas e revisadas para composição de pauta, otimizando o trabalho colaborativo com os demais membros do colegiado, e contar com fluxo simplificado entre os agrupadores e usuários do sistema, com possibilidade de indicação da fase de elaboração da minuta (Criação, 1ª Revisão, 2ª Revisão e Concluído).
 

Gestão de Pauta


A elaboração da pauta de julgamento também foi aprimorada com funcionalidades que garantem maior flexibilidade e controle, possibilitando a definição de diversas composições por processo, a publicação facilitada dos processos pautados no Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN) e apresentando diversos filtros de pesquisa e organização, otimizando a gestão e priorização de julgamentos.
 

Sessão de Julgamento


A nova sessão de julgamento do PJe atende às diretrizes da Resolução CNJ 591/2024 do Conselho Nacional de Justiça, permitindo a realização de sessões presenciais, telepresenciais e virtuais, a disponibilização de painéis para advogados e procuradores acompanharem as sessões em tempo real, presencial ou a distância, além da solicitação de destaque, preferência e sustentação oral, inclusive por meio de envio de mídia pelos advogados e procuradores.

A nova ferramenta também possibilita o registro de manifestações por advogados durante sessões virtuais, o julgamento em lote de processos e a geração automática da certidão de julgamento.


Texto: Secretaria de Comunicação do TST, com informações da Secom/TRT-SC
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