Mais uma etapa foi superada, nesta quarta (20), para que o TRT de Santa Catarina tenha um representante entre os 27 ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Foi publicada no Diário Oficial da União mensagem da Presidência da República (nº 537) indicando o desembargador Alexandre Ramos para ocupar o cargo, que está vago desde a aposentadoria do ministro João Oreste Dalazen.
O nome de Alexandre Ramos estava numa lista tríplice, indicada pelo TST, ao lado dos nomes de Samuel Hugo Lima, da 15ª Região (Campinas), e de Sérgio Torres, da 6ª Região (Pernambuco). Ramos foi o mais votado, com 25 de 26 votos possíveis.
O desembargador do TRT-SC agora vai passar por uma sabatina no Senado, pré-requisito para que seu nome seja aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário da Casa. Somente depois dessa dupla aprovação é que poderá ser nomeado pelo presidente Michel Temer.
"A expressiva votação que tive me dá confiança para continuar seguindo o caminho a fim de representar o TRT catarinense na mais alta Corte trabalhista do país, algo que seria inédito. Por isso, estou me sentindo muito feliz e honrado pela indicação", diz Alexandre Ramos.
"Extremamente preparado"
Para a presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, Alexandre Ramos é uma pessoa "extremamente preparada" para representar o Estado e o TRT-SC no TST. "Intelectual, estudioso, grande jurista - e no Brasil estamos carentes de grandes juristas - e comprometido com a Instituição para além da função jurisdicional", afirma, referindo à atuação dele em diversas atividades, ainda como juiz de primeiro grau.
Além de gestor regional do Programa Trabalho Seguro, Alexandre Ramos foi gestor estratégico e de metas do TRT-SC e coordenador nacional da Justiça do Trabalho junto ao Comitê Gestor Estratégico do Conselho Nacional de Justiça.
"E agora, como desembargador, no Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho, em andamento, ele teve um papel fundamental como presidente da comissão examinadora da primeira etapa, o que nos enche de orgulho", elogia a presidente.
"Depois de 36 anos de existência do nosso Tribunal, ele é o primeiro magistrado de carreira que chega à indicação para ministro do TST. É um momento histórico para o TRT da 12ª Região", exalta a desembargadora Mari Eleda.
Texto: Clayton Wosgrau e Camila Velloso / Foto: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br