Presidente do TRT-SC convida advocacia catarinense para participar do Hackathon

Convite foi feito nesta sexta, durante sessão plenária do Conselho Estadual da OAB-SC

05/07/2019 19h10, atualizada em 31/10/2019 11h44

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, convidou nesta sexta-feira (5) a advocacia catarinense para participar da maratona tecnológica (hackathon) que o Tribunal vai promover de 13 a 15 de setembro. O convite foi feito durante a sessão plenária do Conselho Estadual da Ordem, na sede da seccional em Florianópolis.

De acordo a presidente, sem a participação dos advogados no evento, muito pouco poderá ser feito para aperfeiçoar os sistemas judiciais eletrônicos e a prestação jurisdicional do TRT-SC. “Os senhores conhecem as 'dores' dessa interação entre advocacia e Judiciário melhor do que ninguém, por isso peço que formem equipes e venham participar do Hackathon para ajudar a melhorar nossos serviços”, conclamou a desembargadora Mari Eleda.

Ela também explicou como vai funcionar o trâmite das propostas de melhorias do PJe que surgirem durante a maratona tecnológica, uma das ações do Inova TRT-SC, o Programa de Inovação do Tribunal. “As melhores soluções serão desenvolvidas pelos técnicos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que estarão presentes no evento”, disse a presidente, destacando que o coordenador nacional do PJe, Fabiano Pfeilsticker também participará da maratona na condição de jurado.

A dirigente também agradeceu o apoio da advocacia aos centros de conciliação (Cejuscs) inaugurados ao longo de sua gestão. “O acordo só é possível pela ação direta dos advogados. E os elevados índices de conciliação observados nos Cejuscs mostram que os senhores abraçaram a ideia de que o acordo é a solução mais célere e eficaz para o processo”, elogiou a desembargadora Mari Eleda.

Em relação ao pedido da OAB-SC de instalar um sistema de gravação das audiências trabalhistas, a desembargadora esclareceu que existe uma recomendação do CSJT para que os TRTs não desenvolvam esse tipo de iniciativa de forma isolada, pois já existe um projeto nacional em andamento. Mesmo assim, ela garantiu que vai oficiar ao Conselho e encaminhar o pedido da Ordem para apreciação. A solicitação com as especificações técnicas do sistema foi entregue à desembargadora na quinta (4) pelo presidente da OAB-SC, advogado Rafael Horn.

A desembargadora Mari Eleda participou da sessão do Conselho Estadual a convite do presidente da Ordem. Em sua fala, Rafael Horn destacou a atuação “ponderada e sensível” da magistrada aos requerimentos da advocacia. “A sua presença aqui, respondendo a todos os questionamentos de nossos conselheiros, apenas confirma o respeito que a senhora tem pela nossa profissão. Não bastasse isso, a sua simpatia e a leveza com que conduz a Presidência do Tribunal – características bem particulares da senhora - nos estimula cada vez mais a fortalecer e nutrir essa relação”, elogiou Horn.

Presidente participa da mesa no evento

A presidente, por sua vez, destacou a forma cordial como a OAB-SC tem interagido com o Tribunal. “Nosso relacionamento deve sempre se pautar pela cooperação, não resta dúvidas. Fiquei muito feliz pela forma como fui recebida por este Conselho, e faço questão de dizer que as portas da Presidência estarão sempre abertas para os senhores e senhoras”, finalizou a dirigente.

 

 
Texto e fotos: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: