Presidente do TRT-SC visita novo comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada

General Reinaldo Calderaro assumiu o cargo no início de setembro

09/10/2025 13h43, atualizada em 09/10/2025 14h49
Reginaldo Blaszkowski

O presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, fez uma visita institucional na quarta-feira (8/10) ao novo comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada em Florianópolis, o general Reinaldo Sótão Calderaro, que assumiu o cargo no início de setembro. A unidade militar está situada na Rua Bocaiúva, centro da capital.

Também participaram do encontro o diretor da Secretaria de Segurança Institucional do TRT-SC, Claudionor da Silva, e o assessor de comunicação da 14ª Brigada, tenente-coronel Reginaldo Blaszkowski.

Uma brigada motorizada é uma tropa do Exército que usa veículos não blindados (como caminhões) para transportar militares, armamentos e suprimentos, permitindo mobilidade e adaptação a diferentes terrenos. Sua função principal é realizar operações em combate, desde a destruição de tropas adversárias até ações defensivas, adaptando-se às condições do local.
 

História
 

De acordo com o site Estratégia Militares, a infantaria motorizada ganhou notoriedade na 2ª Guerra Mundial. As guerras, até essa época, tinham uma característica mais estática, ou seja, sem muita mobilidade. Percebendo isso, o exército alemão começou a utilizar caminhões e outros veículos para o transporte de alguns infantes.

Essa inovação fez com que os alemães ganhassem mais velocidade no deslocamento e que a tropa chegasse mais descansada ao território inimigo, rendendo algumas vitórias importantes no início do conflito, como, por exemplo, contra o exército francês. Posteriormente, os Aliados perceberam essa característica e também começaram a usar a infantaria motorizada, igualando as condições de batalha.


Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 
 

Notícia com 32 visualizações

Leia Também: