Presidente do TST e do CSJT fala sobre Programa de Eficiência Orçamentária a presidentes e corregedores de TRTs

A adoção da carteira digital funcional dos servidores também estava entre os temas da reunião.

09/02/2023 13h57, atualizada em 09/02/2023 15h28
Divulgação CSJT

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, participou da 1ª Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) de 2023, realizada na segunda (6) e na terça-feira (7) em Brasília. Entre os temas abordados estavam o Programa de Eficiência Orçamentária e a carteira digital funcional dos servidores.

Carteira digital funcional

Segundo o ministro, a Justiça do Trabalho é o primeiro ramo do Judiciário a adotar a carteira digital para servidores, já regulamentada pelo CSJT. “O documento é cercado de todas as providências de segurança necessárias, diante de sua relevância”, afirmou. O servidor Rafael de Oliveira, do TRT da 5ª Região (BA), líder técnico do projeto, explicou que a carteira está disponível no aplicativo Sigep, para Android e IOs.

Programa de Eficiência Orçamentária

Ao falar sobre o Programa de Eficiência Orçamentária da Justiça do Trabalho, o presidente destacou a importância do trabalho conjunto entre os TRTs, o TST e o CSJT e de uma boa gestão orçamentária. “A finalidade do projeto é que a Justiça do Trabalho se organize melhor no planejamento, na execução e na fiscalização do orçamento”, assinalou. “Pretendo lastrear a administração do TST e da Justiça do Trabalho, nos próximos dois anos, em três pilares: união, democracia e transparência. Se não estivermos unidos, seguramente não chegaremos a lugar nenhum”.

Liderança Digital para Mulheres

O ministro Lelio Bentes também anunciou a segunda edição do Ciclo de Encontros Virtuais “Liderança Digital para Mulheres". Ele explicou que o evento foi idealizado para fomentar a participação de magistradas e servidoras na área da Tecnologia da Informação e destacou a participação de Gabriela Vogel, diretora sênior de Liderança, Cultura, Pessoas e DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) da Gartner, uma das principais empresas de consultoria em TI no mundo. “A área de informática é conhecida como predominantemente masculina, quando, na verdade, o interesse é comum. Felizmente, muitas servidoras e magistradas estão participando ativamente do curso, e isso ajudará a dar visibilidade às pessoas que já têm o conhecimento na área”.

 

 

Texto: Nathalia Valente/CF - CSJT

Reprodução: Secretaria de Comunicação Social - TRT-12
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: