Prevenção é o caminho: ações conscientizam para importância da segurança no ambiente de trabalho

29/04/2019 19h05, atualizada em 19/12/2019 15h53
grupo se reune em joaçaba para  comemorar data
Ato público em Joaçaba lembrou as vidas perdidas em acidentes de trabalho

 

Uma série de atividades sobre saúde e segurança no trabalho ocorreram semana passada para marcar a passagem do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, 28 de abril, e a última semana do Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes e mortes no ambiente de trabalho. Magistrados da JT catarinense que atuam no Programa Trabalho Seguro (PTS) promoveram e participaram de diversos eventos sobre o tema dentro e fora do estado.

O desembargador Roberto Guglielmetto, gestor regional do PTS em SC, participou em Belo Horizonte do “Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes de Trabalho: efetividade da prevenção, promovido pelo TRT mineiro.

desembargador guglielmetto em BH comemora dia da memória dos acidentadosAo final do seminário foi publicada a Carta de Minas Gerais, que convoca a sociedade para, em nome das vítimas de acidentes de trabalho, honrar o dever de implementar medidas concretas para a proteção à vida, à saúde e ao meio ambiente do trabalho, bem como de reparar de forma integral os efeitos danosos diariamente experimentados na realidade vivenciada no Brasil.

   Na foto ao lado, da esquerda para direita: as ministras do TST Kátia Arruda, Delaíde Arantes e    Maria Helena Mallmann e os desembargadores Roberto Guglielmetto, Marcus Ferreira e   Sebastião Geraldo de Oliveira, os dois do TRT-MG.
 

Foco no ser humano

 

Também na programação do Abril Verde, a juíza do trabalho Maria Aparecida Jerônimo, gestora auxiliar do Programa Trabalho Seguro para a Grande Florianópolis, representou o TRT-SC na abertura do Congresso Sul Brasileiro de Saúde e Segurança do Trabalho, em Florianópolis, na quinta (25). O evento foi promovido em parceria pela Fundacentro, a Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest-SC) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC).


 

juíza Maria Jerônimo fala em evento do Fundacentro, Cest e CREA
Para juíza Maria Aparecida Jerônimo, decisões empresariais estão menos centradas no aspecto humano

 

Em sua fala, a magistrada citou os objetivos do Programa e reforçou a necessidade de haver mais equilíbrio no processo produtivo. De acordo com ela, as decisões empresariais estão cada vez mais centradas em aspectos econômicos, deixando de lado o ser humano. “Sempre é bom lembrar que sem trabalhadores não há geração de riqueza, então acho que precisamos balancear melhor o foco”, afirmou a juíza Maria Aparecida.

Alerta para a prevenção

Em Joaçaba, um ato público realizado na quarta (24) na praça central da cidade reuniu cerca de 120 pessoas, entre trabalhadores, empresários, sindicatos e a juíza auxiliar do PTS na região, Lisiane Vieira. Durante a manifestação, os participantes fizeram um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes de trabalho e seguraram cruzes simbolizando esses trabalhadores.

 

juíza lisiane vieira fala em evento público
Juíza Lisiane Vieira: acidentes de trabalho e doenças ocupacionais são evitáveis se medidas de prevenção forem adotadas


Também em Joaçaba, no dia 25 ocorreu no auditório da Unoesc o 8º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Saúde e segurança nos dias atuais”. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas e teve palestra do especialista da área de segurança e saúde do trabalho Cosmo Palasio, além da premiação do concurso fotográfico “O trabalho pela vida, não a vida pelo trabalho”.

A juíza Lisiane ressaltou a importância destes eventos que levam à reflexão e conscientização sobre o tema. “Quando se trata de acidentes e doenças ocupacionais, nenhum número é aceitável”, alegou. “Nosso sentimento, ao final, é de realização, pois foram realizadas diversas atividades e conseguimos atingir público surpreendente e diversificado. Toda a comunidade foi atingida pela nossa mensagem: acidentes de trabalho e doenças ocupacionais são evitáveis se medidas de prevenção forem adotadas”, concluiu a magistrada.

 

Leia também:


 

Texto: Camila Velloso / Fotos: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: