Programa de Aprendizagem do TRT-SC cresce e chega a 73 vagas

Ampliação permitirá a presença de jovens aprendizes em todas as 60 varas do trabalho do estado, reforçando ações de inclusão

16/03/2026 15h41, atualizada em 16/03/2026 17h49

O Programa de Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) iniciou o ano com uma novidade: o aumento de 42 para 73 vagas destinadas a jovens aprendizes. Com a ampliação, todas as 60 varas do trabalho do estado passarão a contar com um aprendiz.

A notícia foi dada no evento preparatório para novos monitores de jovens aprendizes, realizado por videoconferência na sexta-feira (13/3). A abertura do encontro foi feita pela presidente do tribunal, desembargadora Teresa Cotosky, e pela gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Maria de Lourdes Leiria.

Para a presidente do TRT-SC, trata-se de uma iniciativa “ímpar” e alinhada à natureza de atuação da Justiça do Trabalho, que é, antes de tudo, “uma justiça social”. Ao longo dos anos, de acordo com ela, o programa tem alcançado resultados tão positivos que se expandiu e hoje é considerado o maior da Justiça do Trabalho nessa área.

“Receber e acompanhar um aprendiz exige cuidado e dedicação, mas a satisfação de contribuir para a entrada desse jovem no mercado de trabalho é transformadora e impacta não apenas a vida dele, mas também a da família e da comunidade. Reafirmo meu integral apoio ao programa”, destacou a presidente.

Quando o programa foi criado, em 2021, havia 12 vagas para atuação nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. Ao longo dos anos, em razão dos resultados alcançados com a iniciativa, o número de vagas foi sendo ampliado.

 

Imagem
Captura de tela de uma reunião on-line mostrando 15 participantes
Evento preparatório na sexta (13/3) reuniu de forma telepreencial todos os novos monitores e monitoras de jovens aprendizes 


 

Mais oportunidades


A desembargadora Lourdes Leiria iniciou sua fala ressaltando a importância da ampliação do programa e parabenizando a atual gestão, que, nos primeiros meses de atuação, já aprovou a melhoria. “Não é nossa pretensão sermos o maior, mas nos orgulhamos disso, pois isso significa que estamos dando mais oportunidades aos jovens, especialmente àqueles em situação de maior vulnerabilidade”.

Lourdes Leiria também lançou a cartilha “Acolher para Transformar” (link externo), criada pelo TRT-SC para orientar os monitores do programa. Ela também ressaltou a importância do trabalho desses supervisores ao apresentar dados preocupantes sobre o trabalho infantil no país.

Imagem
Captura de tela de um jovem negro, de óculos, usando microfone headset
Lázaro atua como aprendiz na 1ª VT de São José

Segundo ela, o Brasil ainda tem mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, sendo cerca de 1,27 milhão com mais de 14 anos — faixa etária que poderia estar na aprendizagem. Em Santa Catarina, são mais de 54 mil casos, dos quais cerca de 22 mil estão nas piores formas de trabalho infantil.

Também falaram no evento a juíza Lisiane Vieira, gestora auxiliar do Programa de Aprendizagem para as regiões de Joaçaba, Caçador, Videira e Fraiburgo; a coordenadora Vanessa Miranda, da Coordenadoria de Desenvolvimento e Aprendizagem; o diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Palhoça, Fernando Marcon; e o jovem aprendiz da 1ª Vara do Trabalho de São José, Lázaro Cassiano dos Santos Junior.
 

Gratidão


Lázaro disse que a experiência no TRT-SC tem sido bem positiva. “Estou há pouco mais de um ano no programa e, com essa experiência, passei a ter uma visão melhor de como funciona o fluxo das atividades dentro do tribunal e de como o trabalho em equipe é importante. Graças a essa oportunidade, consigo trabalhar, estudar e ainda ajudar nas contas de casa. Sou muito grato por tudo isso.”

Os novos jovens selecionados para o Programa de Aprendizagem iniciam as atividades no dia 23 de março, quando passarão por uma etapa preparatória de 15 dias no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A partir de 6 de abril, começam efetivamente a atuar no TRT-SC. 



Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 

Notícia com 33 visualizações

Leia Também: