Programa de Combate ao Trabalho Infantil premia alunos em concurso 

Iniciativa envolveu 456 estudantes de 4º e 5º anos de Joinville que criaram slogan e avatar sobre o tema

13/12/2022 17h28, atualizada em 19/12/2022 12h21
Sete pessoas em pé, sendo quatro mulheres e três crianças.
Juíza Tatiana Russi (1ª à dir.) é gestora auxiliar do Programa na região de Joinville.

Fechando as atividades de 2022 do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-12, foi realizada na segunda-feira (12/12), na sede da OAB-SC em Joinville, a premiação dos vencedores do 1º Concurso de Avatar e Slogan.

O concurso foi realizado na cidade em uma parceria institucional envolvendo, além da JT-SC, o Ministério Público do Trabalho, a subseção da OAB-SC e estudantes de Direito da Univille.

A competição, que consistia na criação de um slogan e um avatar para o Programa do TRT-12, envolveu 456 alunos de 4º e 5° anos das escolas municipais Adolpho Bartsch, Professor Avelino Marcante e Prefeito Geraldo Wetzel, todas da cidade do norte catarinense.

A coordenação do projeto pela JT-SC ficou a cargo da juíza Tatiana Sampaio Russi, gestora auxiliar do Programa na região de Joinville. Ela pontua que o intuito era alcançar famílias e escolas e, então, as comunidades em que estas crianças estão inseridas para ampliar a abordagem do tema. 

.
As crianças foram recepcionadas com um lanche e lembrancinhas entregues pelo Papai Noel

“A educação e a informação são instrumentos importantes no combate à exploração, à discriminação e ao preconceito, e levar educação e informação a crianças, adolescentes, jovens e adultos era um dos principais objetivos do nosso projeto. Somente com o auxílio de todos conseguiremos erradicar o trabalho infantil, proteger a infância e a juventude, e garantir um futuro melhor e mais justo”, assinala a magistrada.

Premiação 

Os estudantes da 4ª série tiveram a missão de produzir desenhos de avatar para ser o “mascote” oficial do projeto. Já os alunos da 5ª série desenvolveram slogans referentes ao tema do trabalho infantil. 

Foram selecionados seis trabalhos por escola, três por série. Desses, houve a seleção do primeiro lugar geral na criação de um avatar e de um slogan. Os classificados ganharam um tablet cada. 

Já os primeiros lugares de cada ano e suas escolas levaram um Kindle. Os segundos lugares um box de livros do Harry Potter e os terceiros um box de livros do Diário de um Banana. Todas as crianças foram recepcionadas com um lanche e lembrancinhas entregues pelo Papai Noel, oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC).

 

Grupo de peesoas
Concurso teve parceria entre a JT-SC, Ministério Público do Trabalho, subseção da OAB-SC e curso de Direito da Univille e envolveu centenas de crianças

 

Conheça as criações premiadas:

  • Avatar - 1º lugar geral - Escola Municipal Professor Avelino Marcante
     avatar_Davi Alecar de Oliveira

     

Slogan - 1º lugar geral - Escola Municipal Adolpho Bartsch

 “Vamos viver brincando, sem o trabalho infantil incomodando”

slogan_Isabela Pries

  

 

 

Texto: Luana Cadorin / Fotos: OAB Joinville
Secretaria de Comunicação Social/TRT-12
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: